AchèAchè
search
Título

Analgésicos podem ajudar a reduzir a dor causada por enxaquecas?

Sintomas

Por Dr. Shigueo Yonekura

19 de outubro de 2023

Analgésicos são medicamentos capazes de reduzir dores em geral, tanto as de cabeça, como as enxaquecas, como as musculares. Existem diversos tipos de analgésicos e a reação de cada um deles no organismos das pessoas pode variar. Portanto, um determinado remédio pode funcionar melhor para você no combate à dor de cabeça do que para outro indivíduo.
Analgésicos podem sim ajudar a reduzir a dor causada por enxaquecas, mas é preciso ficar atento quanto ao uso em excesso dos medicamentos. Quando tomados de vez em quando, nos momentos certos, os analgésicos cumprem bem o seu papel, mas ao serem tomados com frequência, podem ter o efeito contrário”, alerta o neurologista Shigueo Yonekura. Por isso, é muito importante procurar um médico antes de tomar qualquer medicamento.
 

Entendendo as enxaquecas


O médico explica que a dor causada pela enxaqueca ocorre pela atuação de neurotransmissores (substâncias responsáveis pela comunicação entre os neurônios do sistema nervoso). “
Alguns analgésicos atuam nestas moléculas, interrompendo esta transmissão de sinais e aliviando a dor. Para um tratamento mais eficiente, é importante checar os pontos que desencadeiam as crises, ou seja, os hábitos e fatores que provocam a dor, e procurar evitá-los”, afirma Yonekura.

Alguns fatores podem desencadear as enxaquecas. Hipersensibilidade à luz, má qualidade do sono, uso de anticoncepcional, deixar de se alimentar periodicamente, altos níveis de poluição, intolerância a odores, bruxismo e estresse são alguns exemplos citados pelo especialista. “Apesar disso, a enxaqueca não depende apenas desses fatores, já que sua origem está no sistema nervoso central”, completa.

Outros modos de controlar as enxaquecas além dos analgésicos


Além dos analgésicos, outros métodos podem ajudar a reduzir as enxaquecas, tais como manter hábitos saudáveis de vida e alimentação adequada. “
Entre as recomendações, estão o combate ao estresse, a prática de exercícios físicos e técnicas de relaxamento, além de evitar locais com ruídos e iluminados em excesso e não ficar muito tempo em frente à tela de computador”, recomenda.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
enxaqueca
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Não deixe a dengue te pegar: fique atento à sua atitude!

Você já deve ter ouvido que a dengue é uma doença febril aguda, de origem viral, transmitida pelo Aedes aegypti, principal mosquito vetor. Ela pode se manifestar desde uma evolução benigna na forma clássica até uma evolução grave, quando se apresenta na maneira hemorrágica ou com complicações. Sabe-se que o Aedes aegypti é originário do Egito e vem […]

Artigos
Dia do Transtorno Bipolar: Entenda as diferenças entre os tipos 1 e 2 e saiba como identificar a doença

O Dia do Transtorno Bipolar é celebrado em 30 de março. A data tem como objetivo conscientizar essa condição de saúde mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Caracterizada por alterações de humor intensas e extremas, o transtorno pode causar grande sofrimento e prejuízo na vida dos pacientes. Em entrevista para o […]

Artigos
A hipertensão pode se manifestar apenas em uma idade avançada?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o quadro de pressão alta é “democrático”, visto que pode se manifestar em homens e mulheres, idosos e crianças, brancos e negros, gordos e magros. Sendo assim, existe a possibilidade da doença se estabelecer somente na terceira idade, mesmo em um indivíduo que foi saudável durante toda a […]

Converse com um dos nossos atendentes