AchèAchè
search
Título

Analgésicos reduzem a dor ou a percepção de dor no organismo?

Dores no corpo

Por

19 de outubro de 2023

A dor é resultado de uma resposta do corpo humano a situações que ameaçam a saúde e o funcionamento do organismo. É um sintoma bastante comum, que pode surgir ao ralar o joelho no chão ou bater o dedo na quina de um móvel. Em alguns casos, a dor acaba sendo mais intensa e muitas pessoas recorrem aos analgésicos para reduzir a dor.
Existem dois tipos principais de analgésicos: os opiáceos e os não opiáceos. “Os analgésicos não opiáceos, de maneira geral, agem inibindo a produção de algumas substâncias específicas e, portanto, diminuem a provocação da resposta dolorosa”, afirma o neurologista Daniel Silva de Azevedo. Eles atuam diretamente na dor provocada nos tecidos do corpo e são encontrados facilmente em farmácias.

Analgésicos opiáceos diminuem a percepção da dor


Já os opiáceos são mais fortes e seu uso é mais restrito. É o caso da morfina. “Os analgésicos opiáceos agem diretamente no nosso cérebro, diminuindo a percepção da sinalização de dor”, explica o profissional. São substâncias que estabelecem ligações com receptores no sistema nervoso central, diminuindo a transmissão de impulsos e, consequentemente, a percepção de dor.

Vale lembrar que a percepção de dor não é igual para todas as pessoas. “É diferente e isto se relaciona ao gênero e a questões genéticas e étnicas. Por exemplo, asiáticos sentem menos dor que latino-americanos”, afirma o neurologista André Carvalho Felício.

Consumo de analgésicos deve ser feito com cautela


No entanto, assim como em outros casos, é preciso ter
moderação ao consumir os medicamentos analgésicos e utilizá-los sempre com aprovação de um médico, especialmente nos casos em que a dor é frequente, já que a medicação pode acabar mascarando um problema de saúde mais grave.
Dr. Felício cita as infecções bacterianas como exemplos: “Principalmente em casos de neuroinfecções como a meningite, em que podemos melhorar a dor.  Se o problema de base, que é de natureza infecciosa, não for identificado e o paciente não usar antibióticos, consequências sérias podem ocorrer”.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Como deve ser o acompanhamento de uma paciente que acabou de realizar uma cirurgia contra endometriose?

Por mais que a cirurgia de endometriose seja relativamente simples e com pouco risco, ainda há necessidade de um período de repouso para recuperação. Todo processo cirúrgico exige isso, mesmo que seja por pouco tempo. Nos primeiros dias, é comum a paciente sentir dor nos pontos específicos da cirurgia, dificuldade de se locomover e de […]

Artigos
Endometriose: cuidados preventivos ainda na adolescência podem ser eficazes?

Não existe ainda uma forma de prevenção totalmente eficaz da endometriose, até porque não dá para prever se uma mulher sofrerá ou não com a doença. Sendo assim, a melhor forma de lidar com o problema é identificá-lo cedo, buscar rapidamente um médico para obter o diagnóstico e iniciar o quanto antes o tratamento adequado. […]

Artigos
Como os analgésicos ajudam a aliviar a dor?

Uma experiência sensorial e cultural que varia de indivíduo para indivíduo. É assim que o neurologista André Felício define as dores no corpo. Ao longo da história da humanidade, muitos métodos foram desenvolvidos para tentar eliminar, diminuir e controlá-las, por causa do estresse físico e emocional. Entre essas criações estão os medicamentos analgésicos. Analgésicos dificultam […]

Converse com um dos nossos atendentes