search
Título

Alzheimer – Mitos e verdades sobre um problema que não acomete apenas a terceira idade

Alzheimer

Por Dra. Thaísa Segura da Motta Rosa

19 de outubro de 2023

A doença de Alzheimer (ou como era conhecida no passado, Doença de Alzheimer) é um problema de saúde muito comum na terceira idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, dos 29 milhões de brasileiros com mais de 60 anos, estima-se que 2 milhões tenham algum tipo de demência e que, dentro desse número, de 40% a 60% dos casos sejam de Alzheimer. Por isso, é muito importante se informar sobre os sintomas e entender os mitos e verdades sobre o Alzheimer. A geriatra Thaísa Motta esclareceu os principais mitos para o Cuidados Pela Vida. Confira!

Mitos e verdades sobre Alzheimer

Conheça os principais mitos e verdades sobre a doença de Alzheimer

Toda demência é Alzheimer?

Mito! A Dra. Thaísa explica que a demência é um termo que engloba várias doenças e que, na verdade, ela é apenas o começo da investigação clínica. “Demência é um diagnóstico sindrômico, sempre é necessário avaliar qual o tipo de demência. A demência de Alzheimer é o tipo mais comum, porém existem diversas outras, como demência Vascular, demência de Lewy”, afirma a médica.

A depressão é uma característica do Alzheimer?

Verdade. A geriatra explica que a depressão é um dos sintomas de Alzheimer, podendo preceder ou até mesmo estar associada à demência. “Em alguns casos, a depressão pode anteceder a doença de Alzheimer. Desta forma, é fundamental o acompanhamento cognitivo do idoso durante o tratamento da depressão”, explica a especialista. 

Só os idosos têm Alzheimer?

Mito. O Alzheimer precoce existe, embora não seja tão comentado. “Apesar de ser mais comum nas faixas etárias mais longevas, existe a doença de Alzheimer pré-senil, que ocorre antes dos 65 anos, na qual existe um componente genético importante”, diz Dra. Thaísa. 

Além de remédios, a alimentação e atividade física ajudam no tratamento do Alzheimer?

Verdade. “Existe o tratamento farmacológico e não farmacológico, sendo que este último consiste em atividade física regular, alimentação balanceada, cessar tabagismo, controle de hipertensão arterial, diabetes e dislipidemia (colesterol alto), além de acompanhamento multiprofissional, com terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia sempre que necessário”, comenta a geriatra.

 Quem tem Alzheimer também tem agitação?

Mito. Nem sempre quem é portador do Alzheimer vai manifestar esse sintoma que, aliás, pode não ter nada a ver com a doença. “A agitação, principalmente em quadros agudos, deve sempre ser investigada, pois pode ser secundária a quadros infecciosos, desidratação, constipação intestinal, dor, entre outros”, finaliza a Dra. Thaísa. 

Newsletter
Tags
sintomas de alzheimer
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Não reconhecer pessoas é um sinal avançado da doença de Alzheimer. Saiba como lidar!

A doença de Alzheimer tem como principal sintoma a perda progressiva da memória, especialmente a memória recente. No entanto, quando o idoso chega ao estágio mais avançado da doença, a memória começa a afetar até mesmo a capacidade de reconhecer pessoas próximas, como amigos e familiares. Essas situações requerem uma atenção maior dos cuidadores. Paciente com […]

Artigos
Doença de Alzheimer: Como funciona o armazenamento de memórias do cérebro?

A doença de Alzheimer compromete as regiões cerebrais responsáveis pelo armazenamento da memória e, por isso, o esquecimento é seu sintoma mais marcante. No cérebro, há mais de uma área para armazenar tipos específicos de memória e todas podem eventualmente ser degradadas com o avanço da doença. Portanto, começar o tratamento no início do quadro é fundamental. Comprometimento da […]

Artigos
Alzheimer: perda de memória recente é sempre o primeiro sintoma?

Os pacientes com doença de Alzheimer vão perdendo gradativamente sua memória, tendo em vista que a doença é degenerativa e sem cura. A perda de memória, em geral, é o principal sintoma da doença, e a perda da memória recente, especificamente, é sempre o primeiro sintoma que se manifesta no quadro. As memórias mais antigas, por outro lado, […]

Converse com um dos nossos atendentes