AchèAchè
search
Título

Alopecia Areata – Quais principais causas e tratamentos para essa perda de cabelo

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

Entre as doenças que causam perda de cabelo, a alopecia areata é uma das principais. Esse problema costuma gerar um desconforto estético e muita gente não sabe como resolver a questão. A dermatologista Kaliandra Cainelli conversou conosco e tirou as principais dúvidas sobre o que é alopecia areata, possíveis causas e tratamentos. Entenda mais sobre esse tipo de queda de cabelo.

O que é alopecia areata

 

A alopécia areata é uma doença inflamatória que causa a queda de cabelo. “Alopecia areata é uma doença inflamatória que acomete o folículo piloso, associada a fatores autoimunes e predisposição genética”, explica a Dra. Kaliandra. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), poucas regiões do couro cabeludo são afetadas, mas é possível encontrar casos raros de alopecia areata total, como detalha a médica: “Caracteriza-se por áreas de perda de cabelo, circulares na maioria dos casos, que surgem de forma abrupta. Pode envolver todo o couro cabeludo (alopecia totalis) e até mesmo haver perda de todos os pelos do corpo (alopecia universalis)”. 
Vale frisar que alopecia areata é uma doença não contagiosa.

Causas da alopecia areata

 

O que causa alopecia areata, segundo a dermatologista, é um conjunto de fatores: “Pode ser desencadeada por fatores emocionais, traumas e quadros infecciosos”. Há também características genéticas e hereditárias que podem levar à alopecia areata. “Pacientes entre 10 e 25 anos estão mais suscetíveis, assim como aqueles que têm história familiar positiva. Também observamos mais a doença em pacientes atípicos e portadores de doenças da tireoide, vitiligo e diabetes”, comenta Dra. Kaliandra.

Tratamento para alopecia areata

 

O foco pode ser  o estado emocional do paciente. “Não há um tratamento padrão e eficaz para todos os casos. Cada caso é um caso. O primeiro ponto a se observar é o emocional, fator importante para o agravamento ou melhora da doença e que, quando bem cuidado, pode dispensar tratamentos mais invasivos e agressivos”, revela a médica dermatologista Vanessa Kodani.
O tratamento da alopecia areata é algo bem diverso. É possível, também, cuidar da queda excessiva dos fios com medicamentos ou até com procedimentos estéticos, segundo a especialista: “Formas localizadas da doença envolvem o uso de medicações tópicas e injetáveis”. É possível também recorrer à fototerapia.
No caso de alopecia areata total ou mais extensa, o tratamento é um pouco diferente, mas também acessível. “Formas extensas envolvem o uso de sensibilizantes, que geram uma dermatite de contato no couro cabeludo que interrompe a inflamação da alopecia areata. Temos ainda o uso de imunossupressores, como metotrexato e corticoide oral”, comenta a dermatologista. A médica também cita algumas inovações no tratamento de alopecia areata: “Tratamentos mais recentes envolvem uso de medicação oral e técnicas de microagulhamento”.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização […]

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Converse com um dos nossos atendentes