AchèAchè
    search
    Título

    É possível reverter a calvície em todos os casos?

    Uncategorized

    Por

    A Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar (ABCRC) afirma que aproximadamente 25 milhões de brasileiros sofrem, em algum grau, com a calvície. Esta condição, também conhecida como alopecia androgenética, afeta mais frequentemente os homens e costuma se iniciar logo após a puberdade. Hoje, já existe tratamento para o problema, mas será que dá para reverter a calvície em todos os casos? Descubra!

    Reverter a calvície nem sempre é possível


    Segundo a dermatologista Marcela Benez, é necessário avaliar cada caso, uma vez que nem todos os tipos de calvície são reversíveis. “
    Quando há morte do folículo, local onde é produzido o fio, devido a um quadro avançado de alopecia, não é mais possível fazê-lo voltar a funcionar”, explica a especialista.

    A ABCRC afirma que, em todos os casos, o cabelo tende a ficar mais ralo com a idade e, por isso, não há como prever qual padrão de calvície o paciente irá desenvolver. De acordo com Dra. Marcela, existem vários tipos de alopecias e há um tratamento específico para cada caso. ”Assim que surgirem os primeiros sintomas de perda de cabelo, o mais eficaz é iniciar o tratamento com um dermatologista. Também se deve evitar a automedicação porque isso atrasa o tratamento”, recomenda a médica.

    Medicamentos tópicos são os mais usados para tratar a calvície


    Em geral,
    o tratamento para calvície é feito com o uso de medicações tópicas e/ou orais. Tratam-se de substâncias que conseguem estacionar o processo de queda de cabelo e estimular o crescimento e o aumento da espessura dos fios. A partir da avaliação médica, podem ser recomendadas outras técnicas, como o microagulhamento e o transplante capilar.

    Apesar de a queda intensa dos fios não ser totalmente evitável, por ser causada por fatores genéticos, algumas medidas podem aumentar a chance de reverter a calvície. É recomendado que outros problemas no couro cabeludo, como a dermatite seborreica, sejam tratados. É importante também evitar a suplementação de hormônios masculinos e manter uma dieta balanceada, rica em nutrientes que favoreçam o crescimento capilar, como as vitaminas e minerais.

     

    Dados da Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar (ABCRC): https://www.abcrc.com.br/calvicie-o-que-e-e-suas-causas/

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes