AchèAchè
search
Título

A síndrome de Turner pode gerar ou estar acompanhada de problemas psicológicos?

Distúrbios do Crescimento
Sintomas

19 de outubro de 2023

A síndrome de Turner é um problema de saúde raro que afeta somente as mulheres. Ela se caracteriza por uma alteração cromossômica em que apenas um dos cromossomos X é normal, sendo o outro parcial ou totalmente ausente. Essa doença pode causar uma série de problemas no desenvolvimento da criança, como baixa estatura e puberdade em período anormal. Porém, danos psicológicos também podem estar associados a essa síndrome. A psicóloga Priscilla Barreto Del Bel, que é portadora da síndrome de Turner e é especialista nessa demanda, tirou as principais dúvidas sobre esse assunto. Confira!

Sintomas de síndrome de Turner podem ser emocionais e psicológicos

 

Priscilla explica que a doença pode causar diversos impactos psicológicos nas crianças: “Muitas meninas apresentam dificuldade para se relacionar com amigos e colegas, têm personalidade mais introvertida, tendem a ter maturidade tardia. Muitas vezes, optam por atividades individuais, como uso de redes sociais, leituras, filmes, jogos, ouvir músicas e ver seriados. O atraso na puberdade e a infertilidade são grandes fontes de estresse, especialmente, na adolescência e na fase adulta”.
Além disso, os relacionamentos também podem ser mais complicados. “Dificuldade em seus relacionamentos amorosos são frequentemente relatados pelas portadoras da síndrome de Turner, relacionado justamente com a imaturidade, imagem distorcida de si, entre diversos outros fatores. Por experiência clínica e por relatos de pesquisas, portadoras da síndrome de Turner tendem a ter menos parceiros, se relacionam mais tardiamente e casam-se menos”, explica a psicóloga. 
A autoestima também é outro ponto desafiador para as portadoras da síndrome de Turner. “Geralmente, apresentam uma autoimagem bastante negativa, especialmente ligadas a comentários sobre seu desenvolvimento. Estas garotas tendem a se comparar com suas colegas e amigas”, complementa Priscilla. Problemas com a própria identificação de gênero e impactos no funcionamento cognitivo também são destacados pela especialista como problemas psicológicos apresentados pelas pacientes com o distúrbio.

Problemas psicológicos podem dificultar o tratamento

 

A síndrome de Turner gera, sem dúvida, diversos desafios não só para a criança portadora da doença, mas também para os pais e responsáveis. “Há a aceitação, construção de uma boa autoestima, dificuldades de interação social, comparação com amigos e colegas, especialmente na era das redes sociais, bullying, tendência maior à distração e à hiperatividade, problemas de aprendizagem, especialmente ligados ao raciocínio lógico”, cita Priscilla. “Por isso, é extremamente importante o olhar atento, desde os hábitos do dia a dia ao desempenho escolar, sempre buscando informação e tratamento multidisciplinar”, recomenda a psicóloga. 
Além disso, os problemas psicológicos causados pela síndrome de Turner podem dificultar o tratamento da doença. “Muitas vezes as meninas sentem medo, ficam agressivas ou irritadas. Afinal, não é nada fácil para uma criança ter que lidar com agulhas e injeções diariamente. Por isso, é necessário que a família e médico tenham bom diálogo e bastante paciência. Tentar, se possível, fazê-lo de uma forma leve, bem-humorada, explicando especialmente os benefícios que este tratamento terá em seu futuro e desenvolvimento. Acima de tudo acreditar no amor, na compaixão e no acolhimento”, finaliza Priscilla. 

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Por que a puberdade precoce pode causar baixa estatura?

DPOC é a sigla utilizada para se referir à doença pulmonar obstrutiva crônica, uma síndrome que vai progressivamente diminuindo a capacidade de funcionamento dos pulmões, causando dificuldade de respirar, tosse, chiado no peito e cansaço. É uma doença que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), representa a terceira maior causa […]

Artigos
A puberdade precoce sem tratamento pode gerar problemas no futuro?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, puberdade precoce é o quadro no qual crianças manifestam antes do normal características típicas dessa fase de transição entre infância e adolescência. Esse problema provoca sintomas que podem se perpetuar no resto da vida do indivíduo, por isso o tratamento adequado deve ser adotado o quanto antes.  […]

Artigos
A puberdade precoce pode ser confundida com outro problema de sintomas semelhantes?

Em casos de puberdade precoce, os pacientes, que são meninos e meninas entre 8 e 10 anos de idade, apresentam como sintomas características sexuais, as quais normalmente só apareceriam anos mais tarde. Esse tipo de manifestação pode ocorrer também em outros distúrbios ligados ao crescimento, então para que não haja confusão, é necessário buscar um […]

Converse com um dos nossos atendentes