AchèAchè
    search
    Título

    A pressão alta sem controle vai causando danos ao organismo aos poucos?

    Uncategorized

    Por

    A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é uma condição em que a pressão arterial atinge níveis muito elevados, apresentando valor igual ou superior a 14 por 9 (140x90mmHg). Segundo o Ministério da Saúde, a pressão alta sem controle aumenta os riscos de acidente vascular cerebral (AVC) e de outros problemas, sendo estimadas 400 mortes por dia em decorrência de complicações da doença. 

    Pressão alta sem controle pode causar danos ao cérebro, rins e coração


    A cardiologista Caroline Nagano afirma que os danos causados pela falta de tratamento da hipertensão dependem da quantidade de tempo em que há uma disfunção na pressão sanguínea. “
    A hipertensão arterial é uma doença progressiva e fator de risco para várias doenças. Os órgãos normalmente mais acometidos são o coração e seus vasos, o cérebro e os rins. Algumas pessoas podem ter um infarto ou AVC como primeira manifestação, já outras podem apresentar uma insuficiência renal crônica”, explica a especialista.

    “No coração, pode haver hipertrofia do músculo, atrapalhando a função do coração e podendo favorecer o entupimento das artérias, assim como sua dissecção. Esse quadro pode evoluir para que o coração entre em insuficiência cardíaca no futuro”, alerta a médica.

    Hábitos nocivos podem contribuir para pressão alta


    O Ministério da Saúde afirma que a hipertensão é provocada por herança genética em 90% dos casos, mas outros fatores também influenciam os níveis da pressão arterial. O tabagismo, o
    consumo de bebidas alcoólicas, o estresse, a obesidade, o sedentarismo e uma dieta rica em sódio e gordura podem contribuir para o surgimento do quadro. Por isso, é fundamental tanto para a prevenção quanto para o tratamento que esses hábitos sejam evitados.

    Vale lembrar que a hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada. Verificar a pressão regularmente é a melhor maneira de diagnosticar a doença precocemente, ajudando a prevenir possíveis complicações ao organismo. Dor no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal costumam ser os principais sintomas da pressão arterial sem controle, embora a maior parte dos casos seja assintomática. Nesses casos, procure um médico imediatamente.


    Dados do Ministério da Saúde:
    https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/hipertensao

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes