AchèAchè
    search
    Título

    Visão embaçada pode ser um sinal de hipertensão descontrolada?

    Uncategorized

    Por

    A hipertensão é considerada uma condição assintomática, tendo em vista que, no geral, se manifesta sem sinais específicos evidentes. Porém, quando o quadro não é controlado as chances de alguns sintomas aparecerem aumenta significativamente. Perceber a visão embaçada é um exemplo que costuma ocorrer bastante com pacientes que sofrem com pressão alta.

    Visão embaçada em um quadro de hipertensão


    “Alterações visuais, turvação visual, escotomas (ver ‘estrelinhas’) podem estar relacionadas a uma elevação aguda da pressão arterial. Porém, isso só ocorre em raros casos e quando a pressão arterial está muito elevada – ou quando essa elevação ocorreu de forma aguda”, informa o cardiologista Francisco Flávio Costa. 

    Segundo o especialista, a elevação da pressão faz como que mais plasma (líquido que forma o sangue) saia das artérias cerebrais e fique no tecido cerebral, causando edema (inchaço) no cérebro e no nervo óptico. “Essa situação clínica deve ser tratada prontamente para evitar piora. É uma situação tão grave que o diagnóstico diferencial é com um AVC (derrame) hemorrágico”, alerta o médico.

    Outros sintomas associados à hipertensão


    Os sintomas de visão relacionados à elevação da pressão não são os únicos que se manifestam em função do problema. Eles costumam
    ser acompanhados por incômodos em outras áreas do corpo. “O paciente com hipertensão também pode se queixar de fortes dores de cabeça, sonolência, náuseas, vômitos, etc.”, acrescenta o profissional.   

    Ainda de acordo com o Dr. Francisco, esse cenário clínico é chamado, tecnicamente, de encefalopatia hipertensiva, uma emergência hipertensiva. “A grande maioria das pessoas que estão com pressão elevada não apresenta esse sintoma. Mesmo nos casos de pressão muito elevada, o mais comum é que o quadro seja completamente assintomático”, afirma o cardiologista.

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes