Uma das principais complicações da osteoporose é a ocorrência de fraturas ósseas, que afetam cerca de 60% das mulheres e 30% dos homens com mais de 60 anos de idade, de acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. As fraturas vertebrais estão entre as fraturas que mais preocupam os médicos.
Fraturas vertebrais prejudicam locomoção dos pacientes
“Devido ao enfraquecimento ósseo, fraturas na coluna vertebral são muito comuns”, afirma o ortopedista Gustavo Alvarenga. Além dessa região, o fêmur é outra área do corpo em que essa complicação da osteoporose também acontece com frequência e cuja recuperação é bastante complicada, especialmente nos pacientes mais velhos.
Segundo o especialista, “fraturas na coluna vertebral podem causar dor nas costas e deformidades como o dorso curvo (corcunda), assim como lesões neurológicas temporárias ou permanentes”. Tudo isso pode limitar a mobilidade do paciente e tornar necessária a presença de um cuidador para tentar amenizar o impacto na sua qualidade de vida.
É possível evitar fraturas causadas pela osteoporose?
Para se prevenir das fraturas vertebrais e de outros tipos de fraturas, é importante adotar as mesmas medidas que ajudam a prevenir a osteoporose. “Para evitar a doença, recomendo hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, rica em cálcio e vitamina D, prática de exercícios que requerem força muscular e exposição ao sol da manhã regularmente “, indica o profissional.
Além disso, Dr. Alvarenga recomenda evitar o consumo de café, cigarro e bebidas alcoólicas. “Para mulheres idosas de pele branca e pessoas com sinais de osteopenia no exame de densitometria óssea, deve-se iniciar a prevenção de osteoporose com reposição de cálcio e vitamina D o quanto antes”, completa o ortopedista.
Dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG): https://sbgg.org.br/osteoporose-a-doenca-silenciosa/
Foto: Shutterstock