Depois de quase morrer, goiana consegue aliviar crises de bronquite


  • +A
  • -A

A bronquite é uma doença caracterizada pelo estreitamento dos brônquios, estruturas pulmonares fundamentais para a respiração. “Esses órgãos fazem parte das vias áreas, um sistema de tubos biológicos no nosso sistema respiratório que levam ar do meio externo para o pulmão”, define o pneumologista Ramiro Sienra.

 

Falta de ar é o principal sintoma da bronquite

 


Pacientes com bronquite podem desenvolver a doença em sua forma aguda ou crônica. No caso de Janice F. B. Santos, de 57 anos, a doença era crônica e grave: “Sentia muita falta de ar, bastante dor nas costas e no peito. Não podia entrar em contato com poeira ou fumaça que o corpo já começava a ficar pesado”, afirma. Essas substâncias irritam os brônquios e ajudam a provocar as crises da doença.

Apesar das dificuldades provocadas pela bronquite, Janice precisou passar por uma situação de vida ou morte para procurar ajuda. “Quase morri três vezes. Na última, entrei em coma e me levaram para o hospital praticamente morta. Mas, salvaram minha vida”, relembra a goiana. Ela, então, foi levada para Goiânia para realizar tratamento com um especialista.

 

Tratamento da bronquite aborda medidas para reduzir crises

 


Na época, Janice tinha 27 anos e morava no interior. O tratamento, segundo ela, ajudou seu corpo a se recuperar: “O médico me passou medicamento e hoje eu me sinto bem melhor. Melhorou muito mesmo. Ainda sinto alguns sintomas, às vezes, mas geralmente passa bem rápido”. Entretanto, ela não consegue trabalhar fora de casa e vende marmitas para ajudar o marido com as contas de casa.

O tratamento da bronquite varia de acordo com a causa. Podem ser utilizados broncodilatadores, como no caso da goiana, corticosteroides e até antibióticos, caso haja infecção bacteriana. Como os quadros de bronquite crônica geralmente estão associados ao tabagismo, abandonar o vício e não ficar próximo à fumaça do cigarro também fazem parte do tratamento. Além disso, evitar ambientes com mofo, ácaros e poluição é fundamental.

 

Dr. Ramiro Sienra é pneumologista, formado pela Faculdade de Medicina da USP e atende em São José dos Campos (SP). CRM-SP: 139797

 

Foto: Shutterstock

TAGS
bronquite
dpoc
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Depois de quase morrer, goiana consegue aliviar crises de bronquite"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.