Existe uma posição certa para usarmos os descongestionantes nasais?


  • +A
  • -A

O nariz entupido é uma das principais características de infecções respiratórias, como a gripe e o resfriado. O sintoma pode provocar desconforto, falta de ar e pode até diminuir a capacidade de sentir o gosto dos alimentos. Para reduzir os impactos desse sintoma, uma boa pedida são os descongestionantes nasais.

Segundo a otorrinolaringologista Luísi Rabaioli, não existe uma posição certa para usar os descongestionantes nasais. Entretanto, é interessante não pingar o produto com a cabeça para frente, já que a substância pode escorrer para fora do nariz. Prefira tombar a cabeça para trás, a fim de que o medicamento permaneça dentro do nariz depois de aplicado.

 

Soro fisiológico também pode ajudar a desentupir o nariz

 


Mas, como a obstrução nasal pode ser um sintoma de um problema de saúde, como sinusite, rinite, asma, alergias, gripe e resfriado, é necessário se consultar com um profissional que será capaz de diagnosticar a causa e indicar as melhores formas de tratamento. Entre elas, pode ser citada a limpeza do nariz com soro fisiológico.

O soro fisiológico é uma solução de água destilada com 0,9% de cloreto de sódio e que pode ser encontrada facilmente já na proporção certa nas farmácias. A substância, que ajuda a limpar e hidratar o nariz, além de prevenir infecções, deve ser aplicada na mesma em direção à lateral do nariz, para não correr riscos de machucar a parte interna das narinas.

 

Descongestionante nasal diminui produção de muco

 


Além do soro fisiológico, existem descongestionantes nasais com efeito medicamentoso. “São medicações de efeito vasoconstritor, ou seja, capazes de contrair os vasos sanguíneos do nariz. Essa contração diminui o fluxo de sangue na região, reduzindo também o edema e a produção de muco, levando a um maior fluxo de ar inspirado e aliviando o incômodo da obstrução”, explica a profissional.

Os descongestionantes podem ser muito úteis para melhorar a respiração, mas por outro lado, devem ser usados apenas durante crises agudas e sempre com o auxílio de um especialista, já que são medicamentos. “A sensação de alívio é passageira, já que eles não tratam a causa do problema. O ideal é que eles sejam usados somente sob prescrição médica e pelo período máximo de três dias”, afirma Luísi.

 

Dra. Luísi Rabaioli é otorrinolaringologista, formada em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e atende em Novo Hamburgo (RS). CRM-RS: 36861

 

Foto: Shutterstock

TAGS
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Existe uma posição certa para usarmos os descongestionantes nasais?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.