search
    Título

    Descongestionante nasal vicia? Verdade ou mito?

    Hipertensão

    Por

    As alergias respiratórias típicas de épocas frias, tais como a rinite, fazem com que muitas pessoas estejam sempre acompanhadas de um descongestionante nasal. Apesar do produto ser bastante útil para aliviar o entupimento das narinas, seu uso indiscriminado pode trazer prejuízos à saúde.
    “O descongestionante nasal faz uma vasoconstrição na mucosa nasal, causando a sensação quase imediata de desentupimento. Porém, quando esta mucosa retorna ao normal, apresenta-se um pouco mais inchada e maior que anteriormente, o que chamamos de rinite de rebote. Isso leva a pessoa a usar quantidades cada vez maiores da medicação, criando uma certa dependência”, explica a alergista e imunologista Laira Vidal.

    Perigos do uso excessivo de descongestionante nasal


    Como
    o descongestionante nasal é vendido sem a necessidade de receita, fica a cargo de cada um controlar o seu uso. Isso acaba sendo perigoso, já que nem todo mundo sabe que o produto deve ser aplicado com moderação. “O ideal é que ele seja usado somente sob prescrição médica, geralmente não devendo ultrapassar o limite de três dias”.
    “Quando utilizado em excesso, o descongestionante nasal pode causar males como lesão das células nervosas do nervo olfatório, necrose com consequente perfuração de septo nasal e rinite medicamentosa. Além disso, é uma medicação que pode levar ao aumento da pressão arterial”. Logo, o produto não é recomendado para hipertensos e cardíacos.

    No entanto, é importante destacar que nem todos os descongestionantes nasais trazem ativos com propriedades vasoconstritoras. Alguns produtos, geralmente voltado para crianças, são apenas soluções salinas que ajudam a reduzir o incômodo da congestão e hidratam as vias nasais, sem apresentar riscos à saúde relacionados ao uso indiscriminado e sem acompanhamento médico. Se tiver alguma dúvida, cheque a bula do seu descongestionante ou converse com seu otorrinolaringologista.

    Riscos da congestão nasal  


    Todavia, a congestão nasal deve ser tratada, visto que tende a trazer prejuízos. “É ruim para o sono, com consequente dificuldade de concentração, para o aprendizado em crianças e atividades laborais. A congestão nasal crônica também pode levar à respiração bucal permanente, ocasionando alterações crânio-faciais e de dentição”.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes