search
    Título

    Por que é difícil sentir o gosto da comida quando o nariz está entupido?

    Gripe e resfriado
    Ouvido, Nariz e Garganta

    Por Dr. Fernando Maia

    14 de agosto de 2017

    O nariz entupido, sintoma típico da gripe e do resfriado, não dificulta apenas a respiração. Quem teve uma dessas infecções já deve ter reparado que a obstrução nasal atrapalha, é claro, a sentir o cheiro das coisas, como perfumes e fumaça, mas também a sentir o gosto das comidas. E o problema não acontece por acaso.

    Paladar e olfato estão fortemente ligados

    O paladar humano está ligado ao nariz. “Boa parte do nosso paladar depende de um nariz funcionante. Quando o nariz fica entupido por diversos motivos, seja sinusite, tumores ou gripe, ocorre a hiposmia, diminuição do paladar, ou a anosmia, perda total do paladar”, explica o otorrinolaringologista Fernando Maia.
    Quase todo o gosto do arroz, do macarrão ou de qualquer outro ingrediente é resultado da percepção do nariz, que é capaz de distinguir 20 mil odores. O que a língua faz, por meio das papilas gustativas, é diferenciar os chamados sabores básicos: umami, salgado, doce, amargo e azedo. O sabor de uma refeição é resultado, portanto, da ação principal do nariz junto à língua.

    Deficiência de zinco e vitamina B atrapalham a sentir gosto da comida

    Além da gripe e da sinusite, existem ainda outras doenças e sintomas que tornam mais difícil sentir o gosto das comidas. “As principais doenças que alteram o olfato são rinite alérgica, diabetes, polipose nasal, hipotireoidismo, doença de Alzheimer, Parkinson, traumas cranianos, insuficiência renal e hepática e doenças da cavidade oral”, cita o especialista.
    Dr. Fernando Maia afirma ainda que há mais de 250 medicamentos que podem afetar o olfato e a gustação, como os anti-inflamatórios não hormonais e betabloqueadores. Deficiência de zinco e vitamina B também podem ter esse efeito. Segundo o profissional, boa parte das perdas são temporárias e tratáveis. Mas, para aliviá-las, a higiene nasal pode ajudar. Em alguns casos, doenças neurológicas, como Alzheimer e Parkinson, causam lesões nas células que percebem os cheiros, provocando a perda definitiva do paladar.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    gripe
    respiração
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes