Catarro preso na garganta? Saiba como se livrar deste incômodo!


  • +A
  • -A

O catarro preso na garganta é um incômodo comum à maioria das pessoas e que pode se originar de diversas causas. A problema também conta com várias soluções. De acordo com o pneumologista Alexandre Kawassaki, há duas manobras principais para eliminar esse catarro preso: a tosse e a limpeza da garganta.

Como evitar o catarro preso na garganta


A limpeza pode ser feita de diferentes maneiras. A mistura de água com meia colher de chá de sal para gargarejo é uma delas. Neste caso, a água salgada ajuda a diluir o muco, ficando, assim, mais fácil se livrar dele. Misturar pó de gengibre e mel é outra opção interessante. Uma colher de sopa do composto tomada várias vezes ao dia possui grande poder de cura.

Outras formas de eliminar o catarro preso na garganta são: assoar o nariz com regularidade, pois o muco da garganta geralmente se forma pela drenagem do nariz para a garganta; e evitar ou diminuir a ingestão de produtos lácteos e parar de fumar, pois ambos aumentam a produção de muco.

Perigos e causas do catarro preso na garganta


De acordo com o pneumologista, o catarro preso na garganta, em geral, não é perigoso, pois, na maioria das vezes, essa secreção não é produzida na garganta. “Ela é formada em outra parte do corpo e acumula naquela região”. Pode haver perigo se, ao fazer a solução de água e sal para diluir o muco, você acabar engolindo a mistura. Isso causa desidratação. Deve-se apenas fazer o gargarejo e depois cuspir.  

A principal questão quando há o catarro preso na garganta, segundo o médico, é a definição das doenças que o causam, pois é a partir dela que se consegue fazer o tratamento. “Os dois principais diagnósticos são: doença do refluxo gastroesofágico e síndrome do gotejamento pós-nasal, representada por rinites e sinusites crônicas”.

Dr. Alexandre de Melo Kawassaki é pneumologista formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), possui doutorado em Pneumologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e atua na Clínica de Doenças Respiratórias Avançadas (CDRA). CRM: 117.803 – http://www.cdra.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
gripe
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Catarro preso na garganta? Saiba como se livrar deste incômodo!"

djalma xavier de souza

tenho catarro preso na garganta com tosse as vezes seca as vezes não resolvir tomar bactrin 400mg por conta com 3 comprimido que tomei escarrei o catarro com sangue sentir alivio na garganta mais ainda continua o catarro preso. mais não mim incomoda tanto como antes, como poderei eliminar de uma vez. [ obs;] tenho sinusite . idade 78 anos

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.