search
    Título

    Varizes: De quanto em quanto tempo você deve descansar as pernas para reduzir os riscos?

    Uncategorized

    Por

    Manter os membros inferiores para baixo e parados, tanto sentado quanto em pé, é prejudicial para quem sofre de varizes e insuficiência venosa crônica. O ideal é que esses pacientes mantenham as pernas descansando em um posição elevada, pois isso facilita o fluxo sanguíneo, ajudando no controle dos sintomas da doença.
    “Não existe nenhuma regra ou orientação formal quanto ao tempo de repouso. Apesar disso, sabe-se que quanto maior este período, maior o benefício, especialmente nos pacientes com doenças mais avançadas. Entretanto, o ideal sempre é tratar as varizes e utilizar o repouso como uma medida auxiliar e temporária”, informa o angiologista Rodrigo Fukushima.

    Descansar as pernas mantendo-as abaixadas estimula os sintomas de varizes

     

    O médico explica que, em situação normal, o sangue retorna ao coração pelas veias, sem conseguir retornar para aos membros inferiores (em pé ou sentado). Nos pacientes com varizes, o retorno do sangue ao coração é prejudicado justamente porque ele constantemente volta aos membros inferiores, processo chamado de refluxo ou insuficiência valvular.
    “Este processo é intensificado quando o paciente se apresenta sentado ou em pé com as pernas paradas e relaxadas. Desta forma, nos pacientes que apresentam varizes, repousar as pernas levemente elevadas auxilia no controle dos sintomas, na desaceleração da progressão da doença e na redução de suas complicações”, afirma Fukushima.

    Tratamento completo de varizes reduz bastante risco de complicações

     

    Mesmo assim, seguir essa orientação não impede que o paciente com varizes tenham risco de complicações. Este risco reduz significativamente conforme o paciente realiza o tratamento adequado completo, seguindo as orientações tanto de repouso com os membros inferiores elevados, quanto de uso de meias de compressão graduada, prática regular de atividades físicas e uso de medicamentos específicos.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes