Existem profissões que facilitam o surgimento de varizes?

  • +A
  • -A

Os profissionais que ficam com as pernas paradas e para baixo por longos períodos de tempo por dia terão maiores riscos de sofrerem com varizes, pois esta postura é prejudicial para a circulação. O surgimento e piora das varizes dos membros inferiores ocorre quando isso se prolonga por muitos meses.


Profissionais que mais sofrem com as varizes

 

“O bombeamento do sangue dos membros inferiores é realizado durante as contrações da musculatura da perna, que é conhecida como nosso segundo coração ou coração da perna. Portanto, ficar com a musculatura relaxada com a perna parada dificulta a circulação por falta de bombeamento”, explica o angiologista Rodrigo Fukushima.

Além disso, quando se mantém os membros para baixo (sentado ou pé), o sangue tem que vencer a força da gravidade para retornar ao coração. Somando isto à postura com os membros para baixo e com o relaxamento muscular já comentados, tem-se um cenário extremamente desfavorável para a circulação sanguínea, o que favorece o aparecimento das varizes.

“Portanto, todas as profissões em que a pessoa se vê obrigada a ficar longos períodos com as pernas paradas para baixo aumentam o risco de surgimento de varizes. Alguns exemplos muito comuns no meu consultório são funcionários de escritório, que trabalham o dia no computador (secretárias, contadores etc); profissionais da área da saúde; dentre vários outros exemplos”, afirma Fukushima.

 

 

Medidas para evitar e tratar as varizes no trabalho

 

Como no mundo moderno a grande maioria das pessoas passa longos períodos com as pernas para baixo e paradas, é preciso procurar alternativas que amenizem os efeitos desta má postura. “Utilizar meias de compressão durante o trabalho; movimentar-se de tempos em tempo durante o expediente; hidratar-se ao longo do dia e praticar atividades físicas regularmente são alguns exemplos importantes”. Caso as varizes já estejam presentes, o uso de medicação específica pode ajudar no tratamento.

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Rodrigo Fukushima

Dr. Rodrigo Fukushima

Angiologia

CRM: 125030 / SP

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Existem profissões que facilitam o surgimento de varizes?"

Dora Soares Neves

Problemas varizes

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Dora. O tratamento das varizes é fundamental para controlar a doença em si e seus incômodos sintomas. Para isso, deve-se utilizar medicamentos específicos e lançar mão de alguns cuidados simples para o dia a dia. Dentre estes, vale evitar o sobrepeso, praticar exercícios físicos, evitar ficar com as pernas paradas, usar meias elásticas de compressão etc. Abraços!

Roni Custódio de oliveira

Além dessas profissões citadas tem mais alguma que corre esse risco de ter varizes?por exemplo:sou motorista de coletivo urbano.

Jorge Guilherme Monezi

Minha Esposa começou a desenvolver o sintoma das varizes, perna inchada,muito dolorida e até esta apresentando uma pequena mancha avermelhada. tenho medo de virar uma ferida e consequentemente dificuldade em secatrizar.Aguardo orientação.Obrigado. O diagnostico foi dado é varizes,foi indicado pomada Hemovirtus e remédio para circulação.Abraços.

Leonice Maria de Oliveira Cavalcanti

Eu já operei duas vezes em uma dalas eu retirei a safenaSó q eu sinto muita queimação nos pés e já faço atividade.como eu faço pra me livrar destas queimação.serar q se eu fizer aplicações vai sumi Eu sou diabete oq eu faco.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Leonice. O tratamento das varizes inclui a realização de cirurgias quando as abordagens tradicionais aplicadas inicialmente, com remédios, por exemplo, não apresentam resultado. Porém, mesmo após a cirurgia é possível haver retorno do problema, pois não existe método definitivo de remoção das varizes. Por isso, os demais cuidados associados ao tratamento devem ser seguidos paralelamente à cirurgia. Converse com seu angiologista para que ele possa orienta-lo de forma completa. Abraços.

Silvana Rocha Lopes

Já sofro com as varizes a bastante tempo,pois trabalhei muito tempo em comércio tomei o diosmim por um tempo posso voltar a tomar,e será q consigo tratamento na rede pública

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Silvana. Agradecemos por compartilhar seu relato. Para iniciar o tratamento adequado para você é crucial buscar atendimento com o angiologista. Este profissional após uma consulta presencial poderá avaliar seu caso e assim indicar o tratamento/medicamento mais eficaz. Até breve.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.