Existem profissões que facilitam o surgimento de varizes?


  • +A
  • -A

Os profissionais que ficam com as pernas paradas e para baixo por longos períodos de tempo por dia terão maiores riscos de sofrerem com varizes, pois esta postura é prejudicial para a circulação. O surgimento e piora das varizes dos membros inferiores ocorre quando isso se prolonga por muitos meses.


Profissionais que mais sofrem com as varizes

 

“O bombeamento do sangue dos membros inferiores é realizado durante as contrações da musculatura da perna, que é conhecida como nosso segundo coração ou coração da perna. Portanto, ficar com a musculatura relaxada com a perna parada dificulta a circulação por falta de bombeamento”, explica o angiologista Rodrigo Fukushima.

Além disso, quando se mantém os membros para baixo (sentado ou pé), o sangue tem que vencer a força da gravidade para retornar ao coração. Somando isto à postura com os membros para baixo e com o relaxamento muscular já comentados, tem-se um cenário extremamente desfavorável para a circulação sanguínea, o que favorece o aparecimento das varizes.

“Portanto, todas as profissões em que a pessoa se vê obrigada a ficar longos períodos com as pernas paradas para baixo aumentam o risco de surgimento de varizes. Alguns exemplos muito comuns no meu consultório são funcionários de escritório, que trabalham o dia no computador (secretárias, contadores etc); profissionais da área da saúde; dentre vários outros exemplos”, afirma Fukushima.

 

 

Medidas para evitar e tratar as varizes no trabalho

 

Como no mundo moderno a grande maioria das pessoas passa longos períodos com as pernas para baixo e paradas, é preciso procurar alternativas que amenizem os efeitos desta má postura. “Utilizar meias de compressão durante o trabalho; movimentar-se de tempos em tempo durante o expediente; hidratar-se ao longo do dia e praticar atividades físicas regularmente são alguns exemplos importantes”. Caso as varizes já estejam presentes, o uso de medicação específica pode ajudar no tratamento.

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Rodrigo Fukushima

Dr. Rodrigo Fukushima

Angiologia

CRM: 125030 / SP

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Existem profissões que facilitam o surgimento de varizes?"

Dora Soares Neves

Problemas varizes

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Dora. O tratamento das varizes é fundamental para controlar a doença em si e seus incômodos sintomas. Para isso, deve-se utilizar medicamentos específicos e lançar mão de alguns cuidados simples para o dia a dia. Dentre estes, vale evitar o sobrepeso, praticar exercícios físicos, evitar ficar com as pernas paradas, usar meias elásticas de compressão etc. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.