search
    Título

    Existem profissões que facilitam o surgimento de varizes?

    Uncategorized

    Por

    Os profissionais que ficam com as pernas paradas e para baixo por longos períodos de tempo por dia terão maiores riscos de sofrerem com varizes, pois esta postura é prejudicial para a circulação. O surgimento e piora das varizes dos membros inferiores ocorre quando isso se prolonga por muitos meses.


    Profissionais que mais sofrem com as varizes

     

    “O bombeamento do sangue dos membros inferiores é realizado durante as contrações da musculatura da perna, que é conhecida como nosso segundo coração ou coração da perna. Portanto, ficar com a musculatura relaxada com a perna parada dificulta a circulação por falta de bombeamento”, explica o angiologista Rodrigo Fukushima.
    Além disso, quando se mantém os membros para baixo (sentado ou pé), o sangue tem que vencer a força da gravidade para retornar ao coração. Somando isto à postura com os membros para baixo e com o relaxamento muscular já comentados, tem-se um cenário extremamente desfavorável para a circulação sanguínea, o que favorece o aparecimento das varizes.

    “Portanto, todas as profissões em que a pessoa se vê obrigada a ficar longos períodos com as pernas paradas para baixo aumentam o risco de surgimento de varizes. Alguns exemplos muito comuns no meu consultório são funcionários de escritório, que trabalham o dia no computador (secretárias, contadores etc); profissionais da área da saúde; dentre vários outros exemplos”, afirma Fukushima.

     

     

    Medidas para evitar e tratar as varizes no trabalho

     

    Como no mundo moderno a grande maioria das pessoas passa longos períodos com as pernas para baixo e paradas, é preciso procurar alternativas que amenizem os efeitos desta má postura. “Utilizar meias de compressão durante o trabalho; movimentar-se de tempos em tempo durante o expediente; hidratar-se ao longo do dia e praticar atividades físicas regularmente são alguns exemplos importantes”. Caso as varizes já estejam presentes, o uso de medicação específica pode ajudar no tratamento.

     

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes