Muitas pessoas trabalham várias horas por dia em uma mesma posição, seja em pé ou sentadas. Essa prática pode resultar em varizes, pois facilita o acúmulo do fluxo sanguíneo nos membros inferiores. Assim, o sangue não consegue subir e circular adequadamente pelo resto do corpo.
“Trabalhar sempre em uma mesma posição pode, sim, piorar as varizes. A gravidade é um fator que pode levar a um acúmulo de sangue em maior quantidade nas pernas. Se o paciente já tiver uma insuficiência venosa associada, isso vai ser ainda pior. Então, situações que fazem com que a pessoa fique muito tempo na mesma posição, em pé ou sentada, são fatores de riscos para varizes”, explica o angiologista Jayme Ramos.
Cuidados para evitar e amenizar as varizes
Como a maioria das pessoas não pode simplesmente deixar de trabalhar, é preciso encarar esse risco. No entanto, algumas medidas podem ser empregadas para amenizar os efeitos negativos. Uma delas é levantar periodicamente no trabalho para esticar e alongar as pernas, em saídas curtas para caminhar, seja na rua ou pela própria empresa. Caso seu caso seja o oposto, ou seja, se precisa ficar de pé o tempo todo, tente encontrar brechas para sentar e repousar as pernas.
“Pode-se fazer uma série de coisas para contornar essa situação. Por exemplo: usar meias de compressão, alternar as posições ao longo do dia, evitar passar muito tempo na mesma posição, utilizar medicações venotônicas, evitar o sedentarismo, manter-se dentro do peso, entre outras”, cita o especialista.
Medicamentos são fundamentais para o tratamento das varizes
Quem já sofre com as varizes e trabalha nessas condições desfavoráveis, deve, além de seguir essas recomendações, adotar o tratamento medicamentoso, pois, em muitos casos, só assim é possível amenizar de maneira efetiva os sintomas da doença (dor, inchaço, sensação de peso nas pernas e os próprios vasos deformados).
Foto: Shutterstock