search
    Título

    Varizes sem tratamento podem afastar as pessoas do trabalho?

    Uncategorized

    Por

    As varizes provocam sintomas incômodos capazes de atrapalhar significativamente a qualidade de vida. Quando não tratadas, elas podem fazer com que o paciente precise se afastar de suas atividades profissionais, pelo menos presencialmente, visto que a locomoção até o trabalho se torna inviável pela dificuldade de se movimentar normalmente.  

    Principais sintomas das varizes que podem afastar o paciente do trabalho


    “As varizes sem tratamento podem, sim, afastar as pessoas do trabalho. Ao longo de sua evolução, as varizes podem causar diversos sintomas, os quais, por vezes, são muito intensos e desconfortantes. Nestas situações, alguns pacientes podem não conseguir exercer suas atividades laborais, especialmente aqueles que necessitam ficar por longos períodos sentados ou em pé, sem se movimentar”, informa o angiologista Rodrigo Fukushima.

    Dentre os sintomas das varizes, destacam-se a dor, inchaço (edema), câimbras noturnas, sensação de peso e cansaço nos membros inferiores. Em estágios mais avançados, os pacientes podem apresentar escurecimento do tornozelo (dermatite ocre) e úlceras varicosas. Estas são as situações em que é muito comum os pacientes não conseguirem trabalhar. “Além da dor, em algumas situações, o aspecto visual pode ser determinante para afastar o paciente de suas atividades laborais”, completa Fukushima.


    Como tratar os sintomas para que o paciente possa voltar ao trabalho?

     

    Uma das medidas mais simples e ao mesmo tempo eficazes para melhora dos sintomas é repousar com os membros inferiores elevados, acima do nível do coração. Nesta posição, a gravidade facilita a circulação, melhorando o retorno venoso. “O fortalecimento da musculatura dos membros inferiores, em especial a musculatura da panturrilha, também auxilia no alívio dos sintomas e na melhora da circulação”, recomenda o médico.
    Outra medida que ajuda bastante a melhorar a circulação dos pacientes com varizes e aliviar os sintomas é o uso de meias de compressão graduada. “Estas são meias especialmente desenvolvidas, que exercem pressão nos membros inferiores de forma a favorecer a circulação. Elas têm a maior pressão na região do pé e tornozelo e a menor pressão na região do joelho (meias 3/4) ou da coxa (meias 7/8)”, conclui Fukushima. O paciente deve, além disso, seguir o tratamento medicamentoso indicado pelo angiologista, para impedir que os problemas de circulação nas pernas se agravem ainda mais.

     

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes