A caminhada pode ajudar na prevenção das varizes?


  • +A
  • -A

A prática de atividades físicas, principalmente as aeróbicas – o que inclui a caminhada – é fundamental para prevenção e tratamento contra as varizes e por isso é amplamente recomendada. Isso porque os exercícios contribuem para a melhora da circulação sanguínea, combatem o sobrepeso e estimulam a musculatura do corpo.  

 

Caminhada e outros exercícios no combate às varizes

 

“A caminhada sempre ajuda na prevenção das varizes e dos sintomas associados ao quadro”, afirma a Dra. Nivea Lins, especialista em cirurgia vascular. A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular também enfatiza a importância dos exercícios físicos no combate às varizes. Informa que até mesmo o simples ato de subir escadas pode ser benéfico, já que contribui para o retorno venoso. 

Ainda segundo a médica, além das atividades aeróbicas (corrida, ciclismo, dança, natação, hidroginástica), também é interessante apostar em atividades de musculação, principalmente que fortaleçam a panturrilha. Ter a panturrilha fortalecida é crucial para permitir que o sangue que chega nos membros inferiores consiga voltar adequadamente para o coração.

 

Medidas de tratamento e prevenção contra varizes

 

Como as varizes se manifestam em intensidades distintas em cada pessoa, nem todo mundo conseguirá controlar os sintomas apenas com caminhada. Por isso, é interessante apostar em outras medidas de tratamento e prevenção, para aumentar as chances de resultados satisfatórios. Alguns exemplos: usar meias de compressão, evitar fumar, apostar em uma dieta rica em fibras e evitar ficar muito tempo parado.

O uso de medicações específicas é outro ponto fundamental do tratamento contra varizes, pois em muitos casos só é possível fazer com que o fluxo sanguíneo circule em níveis satisfatórios com essa abordagem. Nos casos considerados graves, nem mesmo o uso de remédios pode ser o suficiente. Sendo assim, a cirurgia surge como a alternativa seguinte.    

 

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular: https://www.sbacv.org.br/artigos/medicos/varizes

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Nivea Lins

Dra. Nivea Lins

Cirurgia Vascular

CRM: 52-93017-2 / RJ

TAGS
atividade-fisica
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A caminhada pode ajudar na prevenção das varizes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.