search
    Título

    Como saber se uma criança está se alimentando mal?

    Uncategorized

    Por

    A alimentação de uma criança é de extrema importância para o desenvolvimento de um corpo saudável. A quantidade e a variedade de nutrientes que o organismo recebe durante a infância fazem toda a diferença para brincar e estudar, mas também na prevenção de doenças, gerando reflexos até na vida adulta. Os pais devem ficar atentos a sinais e sintomas que indicam que o filho está se alimentando mal.

    Cansaço é um dos principais sinais de má alimentação na infância


    Os hábitos ruins da alimentação podem estar ligados tanto à falta quanto ao exagero. “A criança pode ter algumas carências nutricionais específicas, em que vemos o desenvolvimento da anemia e alterações ósseas. Clinicamente, há cansaço e palidez, que podem ser sinais de algum problema relacionado à falta de nutrientes”, explica o pediatra Bruno Amaral. Depressão, baixo crescimento e casos repetidos de infecções também são possíveis consequências.

    Por outro lado, o exagero no consumo de gorduras e carboidratos propicia o desenvolvimento da obesidade. “A obesidade está relacionada a uma alimentação ruim, principalmente à baixa ingestão de frutas e outros vegetais e pode provocar problemas no futuro, como diabetes e outras doenças endócrinas, hipertensão e infarto agudo do miocárdio”, alerta o especialista.

    Alimentação balanceada na infância ajuda a prevenir doenças na vida adulta


    O ideal, segundo o profissional, é manter uma dieta balanceada, equilibrando todos os nutrientes que o organismo infantil necessita. Os pais devem utilizar frutas, verduras e legumes para criar pratos bem coloridos. No caso das crianças pequenas, é importante dar preferência ao leite materno.
    Para as maiores, doces e comidas de redes de fast food devem ser evitadas.
    A suplementação pode ser indicada para algumas crianças depois que o pediatra do seu filho analisar uma possível falta de nutrientes e as suas necessidades específicas.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes