Sociedade sedentária: por que a hipertensão é um problema de saúde tão comum?


  • +A
  • -A
Imagem do post Sociedade sedentária: por que a hipertensão é um problema de saúde tão comum?

A hipertensão é um dos principais problemas de saúde no Brasil e no mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 30 milhões de brasileiros são hipertensos e o país ocupa a sexta posição na lista de nações com os maiores números de casos fatais. E a situação tem se agravado: segundo a Associação Americana do Coração, a taxa de morte subiu 13,2% em todo o mundo, entre 2001 e 2011.

A obesidade é uma das responsáveis pelo alto número de casos

 

Mas por que a hipertensão arterial é uma doença tão comum? A cardiologista Caroline Nagano aponta algumas razões: “O problema tem o sedentarismo, a obesidade e a dieta sem qualidade como principais fatores para seu desenvolvimento. A maioria da população acaba adquirindo a doença por se enquadrar nesses itens.”

Os números divulgados pelo Governo Federal confirmam o afirmação de Caroline. Uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Esporte, em agosto de 2016, revelou que 46% dos brasileiros são sedentários. Já o estudo realizado pelo Ministério da Saúde mostrou que a obesidade atinge quase 18% e o sobrepeso afeta 52% da população.

Pacientes estão mais cientes dos perigos da hipertensão

 

No entanto, a médica afirma que, hoje, a preocupação dos pacientes em relação à hipertensão é maior: “Cada vez mais as pessoas se preocupam com sua pressão arterial. A dificuldade maior não é realizar o diagnóstico, mas sim controlar a pressão.” Para evitar o desenvolvimento da hipertensão, é importante praticar atividades físicas, se alimentar adequadamente e adotar outros hábitos saudáveis, como reduzir o estresse e não fumar.

Por outro lado, os pacientes que já são hipertensos devem realizar o monitoramento da pressão arterial frequentemente. “O paciente com hipertensão arterial tem que visitar os médicos para fazer avaliações da medicação e dos efeitos colaterais e para verificar se há interação com outros remédios”, explica a cardiologista.

Dra. Caroline Nagano é cardiologista formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e atua em São Paulo. CRM-SP: 145246

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Sociedade sedentária: por que a hipertensão é um problema de saúde tão comum?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.