Quais são os melhores esportes para quem tem pressão alta?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais são os melhores esportes para quem tem pressão alta?

A hipertensão é uma doença com alta prevalência entre os brasileiros e é capaz de gerar muitas complicações à saúde cardiovascular e ao bem-estar de todo o corpo. Por isso, é necessário iniciar o tratamento o quanto antes, com o uso de medicações e a adoção de hábitos saudáveis, como uma boa alimentação e exercícios físicos. Porém, antes de iniciar uma prática esportiva, é importante saber quais são os melhores esportes para quem tem a pressão alta.

Correr e caminhar são as melhores opções de exercícios para quem tem pressão alta


“Os melhores exercícios para hipertensos são as atividades aeróbicas, aquelas atividades rápidas, como caminhada, corrida, dança e natação. A musculação só deve ser realizada com cargas leves entre cinco e dez quilos, pois o
levantamento excessivo de peso gera aumento acentuado da pressão, causando hipertrofia nas artérias e no coração”, orienta a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto.

Além de reduzir as chamadas pressão arterial clínica e pressão arterial de 24 horas, o treinamento aeróbico diminui a pressão em situações estressantes. No entanto, quem é hipertenso e deseja praticar uma atividade física deve observar se a pressão está controlada. “A atividade física aumenta levemente a pressão durante o esforço, mas após o exercício, há uma redução de cinco a dez mmHg, que dura de 12 a 15 horas, em média. Ao longo do tempo, a pressão vai ficando mais estável”, destaca a médica.

É importante conferir a pressão arterial antes de fazer alguma atividade física


O hipertenso deve realizar uma avaliação clínica antes do início do treinamento, além do teste ergométrico, recomendado para aqueles que tiverem outro fator de risco associado à doença. “Para pacientes com a pressão arterial não totalmente controlada em repouso ou hiper-reativos ao exercício, sugere-se a medir a pressão durante o exercício aeróbico e evitar a atividade no meio líquido”, diz a profissional, que explica ainda que o exercício só deve ser feito se a medição indicar menos que 160×105 mmHg, por segurança.

Durante a prática, o indivíduo deve se manter bem hidratado, já que mesmo uma leve desidratação pode causar picos hipertensivos. Além disso, a roupa e o calçado devem ser leves para evitar esforços desnecessários. O tempo de atividade, de acordo com a Ana Catarina, deve ser, para quem não está acostumado, de 30 minutos por dia em ritmo lento, mas sem paradas, aumentando a velocidade e a duração a cada sete ou dez dias.

Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto é cardiologista, formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande e com residência em Cardiologia pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. CRM-SP: 141696 – www.anacatarinacardio.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
atividade-fisica
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Quais são os melhores esportes para quem tem pressão alta?"

sandra

Boa tarde,Gostaria de saber se o Pilates é indicado para hipertensos

Cuidados Pela Vida

Oi Sandra, o pilates pode ser praticado por pacientes hipertensos, mas é fundamental que o instrutor saiba das suas limitações e seja cauteloso com a escolha e a intensidade dos exercícios. Lembrando também que é indicado falar com o seu médico antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios. Abraços.

Nalva Rocha

Sou hipertensa e tenho arritmia controlada, faço musculação, jump e pilates sendo um de cada vez, como devo proceder?

Cuidados Pela Vida

Oi Nalva, é indicado falar com o seu médico antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.