search
    Título

    Qual é a relação entre ansiedade, depressão e o herpes?

    Uncategorized

    Por

    Alguns fatores podem desencadear a infecção e manifestação dos sintomas do vírus do herpes, o que inclui transtornos mentais, como depressão e ansiedade. Todo quadro que compromete a imunidade do organismo será perigoso para a ocorrência do herpes, tendo em vista que todo vírus se beneficia quando encontra um organismo com as defesas vulneráveis. 

    Herpes, depressão, ansiedade e imunidade


    “Ansiedade e depressão podem enfraquecer o sistema imunológico, o que ajuda a ativar o vírus e favorecer o surgimento de lesões. Alguns estudos demonstram que, não somente a depressão, mas também momentos estressantes no geral podem diminuir a função dos linfócitos e aumentar o número de leucócitos circulantes”, informa a dermatologista Juliana Fonte. 

    Segundo a especialista, isso ocorre, provavelmente, pela ativação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal e do sistema nervoso simpático, o que resultaria em níveis aumentados de catecolaminas e cortisol no sangue. Vale ressaltar que a grande maioria das pessoas já foi infectada pelo vírus, mas apenas uma minoria manifesta os sintomas. Portanto, uma baixa na imunidade pode ser suficiente para ativar o vírus em estado adormecido no organismo.  

    “Depois do primeiro episódio, o mais comum é que o vírus se torne inativo, ou seja, fique dormente nos gânglios nervosos. Dessa forma, não provoca mais infecção nem prejuízo. Porém, ele costuma ser reativado de tempos em tempos, fazendo com que os sinais e sintomas da doença reapareçam”, explica a dermatologista.

    Tratamento medicamentoso contra o vírus


    O tratamento contra o herpes é, essencialmente, medicamentoso, pois apenas assim é possível controlar e amenizar os sintomas e as crises (momento em que as lesões se intensificam). Os remédios com lisina em sua composição são opções interessantes, pois este aminoácido é um diferencial na redução das infecções de repetição
    causadas pelo herpes simples.

     

    Referência:  107. Pedrazini MC, Cury PR, Araujo VC, Wassall T. Effect of lysine on the incidence and duration of recurrent cold sore lesions. RGO Rev Gaucha Odontol. 2007;55:7-10. Portuguese.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes