Quanto tempo costuma durar uma manifestação do herpes, dos primeiros sintomas à cicatrização das feridas?

  • +A
  • -A

O herpes simples é uma doença viral que causa feridas na região da pele. O que se estima é que 90% da população já tenha o vírus em estado latente no organismo, mas a sua manifestação é famosa por ser dolorosa e causar feridas. As crises costumam ser desencadeadas a partir de imunidade baixa ou doenças infecciosas. Entretanto, apesar da ardência e incômodo, a manifestação do herpes tem prazo de validade. 

Evolução do herpes costuma durar até 15 dias


A dermatologista Marisa Fujimura esclarece que a crise do herpes possui fases diferentes, que vão evoluindo com o tempo. “O tempo de evolução do herpes simples é em torno de 10 a 15 dias. No início, os sintomas são ardência local ou queimação. Em seguida, aparecem as “bolhas” de água (vesículas) que se rompem e formam uma crosta no local, que demora até cicatrizar totalmente”, explica a médica. 

Como o herpes é uma doença que não tem cura, a manifestação das crises e a melhora dos sintomas, bem como a cicatrização, só podem ser melhoradas com o fortalecimento do sistema imunológico, o qual pode ser impactado por diversos fatores. “O sistema imunológico é importante para determinar o tempo de evolução, pois precisamos de células de defesa sadias para combater qualquer doença que apareça, por exemplo, estresse”, argumenta a doutora. 

Tratamento tópico e alimentação ajudam na cicatrização


O tratamento para o herpes se constitui, basicamente, de medicação tópica
para amenizar sintomas como ardência e desconforto e acelerar a cicatrização. “Existem medicações que devem ser ingeridas nas primeiras 48 horas dos sintomas clínicos, para impedir a replicação viral, auxiliando na cicatrização das lesões herpéticas. Há também medicações preventivas com lisina, que impedem recidivas constantes do herpes simples”, conta Fujimura.

A lisina também está contida em alimentos como leite, soja e carne, então o paciente pode aproveitar os benefícios da substância no controle do herpes nessas fontes. Manter uma alimentação saudável, com nutrientes completos, e se hidratar bastante são outros hábitos que podem prevenir a manifestação da doença. “Cansaço físico e mental, noites mal dormidas, má alimentação, álcool e excesso de exposição solar são fatores agravantes da doença”, finaliza a dermatologista.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Marisa Fujimura

Dra. Marisa Fujimura

Dermatologia

CRM: 61918 / SP

TAGS
herpes
pele
problemas-de-pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Quanto tempo costuma durar uma manifestação do herpes, dos primeiros sintomas à cicatrização das feridas?"

Jose Pereira

Ótima informação, pela qual faz parte do cotidiano das pessoas, e devemos sempre nos importar com nossa saúde e mostrar muita notoriedade quando o assunto é cuidados pela vida.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, José. Que bom que gostou do conteúdo. Ficamos muito felizes em saber! Continue nos acompanhando para mais matérias como esta. Abraços!

Evanize da Silva Selayaram

Muito esclarecedor. Mas gostaria de saber se posso usar nebacetim no lugar da pomada aciclovir? Obrigada

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.