Por que a endometriose causa dor nas pacientes?

  • +A
  • -A

A endometriose é uma doença que atinge as mulheres e é muito associada à infertilidade, já que o problema pode dificultar ou até impedir a gravidez em casos mais graves. A endometriose é caracterizada pelo crescimento do tecido chamado de endométrio, que reveste o útero, em outras áreas do corpo, mais comumente no peritônio pélvico, nos ovários e bexiga e, mais raramente, no pulmão e sistema nervoso central. A dor é um dos seus principais sintomas.

Dor causada pela endometriose pode ser intensa


“Dores abdominais difusas,
dor durante a relação sexual, sangramento menstrual intenso ou irregular, alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação, dificuldade para engravidar e infertilidade estão entre os sintomas que a endometriose pode causar”, afirma a ginecologista e obstetra Adriana Martins.

A dor sentida pelas pacientes com endometriose é resultado justamente da presença do endométrio funcional em áreas em que o tecido não deveria ser encontrado. Além disso, dependendo da gravidade do quadro, a doença também pode provocar aderências pélvicas, ou seja, pode fazer com que alguns órgãos grudem uns nos outros, o que também causa dor intensa.

Tratamento hormonal da endometriose ajuda a reduzir a dor


Para controlar a dor e os outros sintomas da endometriose, é essencial procurar o auxílio médico e
seguir as medidas indicadas. “O tratamento é individualizado e vai depender dos sintomas que a doença causa na mulher, podendo ser indicado o tratamento cirúrgico ou clínico”, explica a médica. Os tratamentos hormonais, apesar de não proporcionarem a cura no longo prazo, podem ser mais eficientes no controle da dor.

O uso de métodos anticoncepcionais específicos, como pílulas, progestogênios isolados, adesivos e anéis vaginais, podem ajudar a reduzir consideravelmente ou até por completo o sangramento menstrual, o que ajuda a reduzir e até impedir o surgimento das cólicas. Outras possíveis abordagens citadas pela ginecologista para aliviar os sintomas são a fisioterapia, a acupuntura e a eletroestimulação.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Adriana Martins

Dra. Adriana Martins

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 38347 / RS

TAGS
dores-no-corpo
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Por que a endometriose causa dor nas pacientes?"

Monica Rodrigues Martinho Moraes

Sofro com Endometriose a 7 anos,a endometriose pegou a cupúla vaginal e os ligamentos da coluna.Sofro com mts dores,nas pernas,barriga,na lombar e nas costas.Faço o tratamento com o genérico do alurene.Estou com depressão e me falta ânimo.Preciso de ajuda.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Monica, na próxima consulta com o seu ginecologista, relate para ele sobre esses sintomas, assim ele poderá te auxiliar. Melhoras.

Mônica

Tenho endometriose e realizei a videolaparoscopia há cerca de 2 meses, mas sinto dores na região pélvica igual anteriormente a cirurgia, isso pode ser um sinal que pode está voltando as aderências?Mesmo tomando diegestone?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Mônica, só realizando exames para confirmar o diagnóstico. Marque uma consulta com o seu ginecologista. Abraços.

Sara cristine

Tenho 30 anos e tenho endomiose e sinto muita muita dor! Até q ano passado no mês de Setembro comecei um sangramento! Ja fiz muitos exames e em nada se acha a causa do sangramento até q achamos um mioma no útero de 6mm fiz a video esteroscopia e mesmo assim não paro de sangrar! Ja tomei 6 tipos de anticoncepcional e agora estou no Kalist .mas nada segura esse sangramento

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sara, retorne em consulta com o médico que está te acompanhando para que ele possa reavaliar o tratamento. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.