A rigidez nas articulações pode chegar ao ponto de impedir o movimento?

  • +A
  • -A

A rigidez nas articulações está diretamente associada à osteoartrite, doença esta que consiste no desgaste da cartilagem que se localiza nas extremidades dos ossos, com consequente comprometimento dos mesmos. Ou seja, o paciente, além de sofrer com aumento do risco de fragilização dos ossos e dor osteoarticular, precisa ainda lidar com limitação de movimentos gerados pela rigidez articular.  

Particularidades da rigidez nas articulações


“A
rigidez articular é a sensação de que o movimento articular está limitado ou difícil. Algumas pessoas que sentem rigidez articular conseguem movimentar as articulações em sua total amplitude, porém é possível que esse movimento exija do paciente mais força que o normal”, informa a reumatologista Mariana Alves Ferreira.

Ainda segundo a especialista, a rigidez articular geralmente ocorre ou é pior imediatamente após acordar ou depois de um repouso prolongado. Para que este e outros sintomas ligados à osteoartrite sejam controlados, bem como o quadro em si, Mariana recomenda ao paciente investir em uma rotina de atividades físicas.  

Tratamento contra osteoartrite


“A melhora da rigidez articular na osteoartrite ocorre através do fortalecimento muscular, exercícios de movimento/flexibilidade,
controle de peso (portanto, ter uma alimentação saudável também é necessário) e medicações para o controle da evolução da osteoartrite”, afirma a médica reumatologista.

Como a osteoartrite é uma doença crônica, sem cura, seguir o tratamento a longo prazo regradamente é a melhor maneira de aumentar as chances de ter uma qualidade de vida boa. O uso de medicamento específico é a medida central do tratamento, pois esta é uma das principais formas do paciente conseguir regenerar a cartilagem já comprometida pelo problema. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Mariana Alves Ferreira Martins

Dra. Mariana Alves Ferreira Martins

Reumatologia

CRM: 141076 / SP

TAGS
articulacoes
ossos
osteoartrite
problema-de-ossos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "A rigidez nas articulações pode chegar ao ponto de impedir o movimento?"

Armando

Qual é o tratamento?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Armando. O tratamento ideal é realizado através da realização de fisioterapia, atividade física, uso de medicamentos, alimentação adequada, em alguns casos é necessário a realização de cirurgia. Para que isso seja feito é preciso manter o acompanhamento adequado com uma equipe multiprofissional composto pelo médico, educador físico, nutricionista, fisioterapeuta, entre outros. Recomendamos a leitura desta matéria para mais informações: https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/ossos/erros-no-tratamento-da-osteoartrite. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.