A prevenção da osteoporose deve começar apenas após a menopausa?


  • +A
  • -A

A osteoporose é uma doença que se manifesta normalmente quando o indivíduo entra na velhice. No caso das mulheres, pode acontecer um pouco mais cedo, por conta da menopausa. Entretanto, isso não significa que a prevenção da osteoporose deve ser iniciada apenas ao atingir esses momentos específicos da vida, conforme explicou o geriatra José Eduardo Martinelli.

Importância de iniciar a prevenção da osteoporose o quanto antes


“A prevenção da osteoporose
não deve começar apenas depois da menopausa, mas sim no climatério, período que antecede a menopausa. Isso porque as mulheres são muito mais sujeitas à perda da massa óssea com a redução dos níveis hormonais, que ocorre justamente no período do climatério. É importante a realização de uma densitometria óssea nesse período”, informa o especialista.

Ao fazer o exame da densitometria óssea ainda neste período, a mulher consegue saber como está o seu nível de massa óssea. Caso os valores já estejam sendo reduzidos por conta da aproximação da menopausa, inicia-se o quanto antes, junto do especialista, a prevenção ou o tratamento mais adequado para controlar a perda de massa óssea.

Como é feita a prevenção da doença


“A prevenção da osteoporose deve ser feita por meio da exposição ao sol, para que ocorra a síntese da vitamina D, nutriente essencial para a absorção do cálcio pelo organismo. Deixar o sedentarismo de lado e praticar exercícios físicos também é importante. Poderá ainda haver
reposição de vitamina D e cálcio, se esses elementos forem dosados antecipadamente”, recomenda Dr. Martinelli.

Todos esses cuidados, se tomados pelo indivíduo desde cedo, ajudam ainda mais na prevenção da osteoporose. É possível que uma mulher que consome bastante cálcio e vitamina D e se exercita bastante desde nova chegue na menopausa e sofra com a doença se tiver fatores de riscos envolvidos, mas esse histórico favorável é vantajoso ao aumentar as chances de sucesso na prevenção.  

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. José Eduardo Martinelli

Dr. José Eduardo Martinelli

Geriatria

CRM: 27875 / SP

TAGS
osso
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A prevenção da osteoporose deve começar apenas após a menopausa?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.