A osteoporose é uma doença hereditária? Médico explica!


  • +A
  • -A

A osteoporose é uma doença de caráter hereditário. Isso significa que se na sua família há histórico de parentes com a doença, suas chances de desenvolver o mesmo problema são aumentadas. Ainda que outros fatores também sejam determinantes para o desenvolvimento da doença, a genética, por si só, já predispõe o paciente a um nível maior de risco.

“Existem evidências de padrão hereditário na osteoporose. Indivíduos com predisposição genética, principalmente que estejam expostos também aos fatores de risco adquiridos, podem apresentar manifestação mais precoce da doença”, informa o ortopedista Guilherme Falótico.  

 

Casos de osteoporose na família exigem que indivíduo monitore mais a saúde óssea

 

Segundo o especialista, quando se tem parentes com osteoporose, o paciente deve buscar ter acompanhamento médico regular, por conta do risco aumentado da doença surgir cedo. Em estágios iniciais o quadro não apresenta sintomas. “Não é raro o paciente descobrir o problema no momento de uma fratura, por exemplo”.

Para descobrir se de fato existe um quadro de osteoporose em desenvolvimento, o paciente deve realizar a densitometria óssea, que é o principal exame para medir o nível de massa óssea de um indivíduo. Vale ressaltar ainda que nem sempre uma pessoa terá o mesmo nível de comprometimento dos ossos dos antepassados com osteoporose. A herança genética aumenta as chances do desenvolvimento da doença, mas não garante que a gravidade será igual.  

 

Fatores de risco da osteoporose

 

Outros fatores relevantes podem se somar à questão genética para montar um quadro de osteoporose. Uma alimentação ruim, pobre em nutrientes importantes para os ossos (cálcio, principalmente), e sedentarismo são exemplos que merecem destaque. “Baixa ingestão de alimentos ricos em cálcio, pouca exposição solar, tabagismo, etilismo e uso contínuo de corticóides são fatores que também aumentam o risco de osteoporose”, completa Falótico.

 

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Guilherme Falótico

Dr. Guilherme Falótico

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 128925 / SP

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

12 comentários para "A osteoporose é uma doença hereditária? Médico explica!"

Paulina

Preciso comprar o ibsndronato de sódio 150mg quero saber valor

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Paulina, vá até uma farmácia próxima de sua residência para que o farmacêutico verifique a receita e lhe informe o valor do produto. Abraços.

ÉDNA

Realmente tenho história na família e passei por 3 acidentes. Hoje estou com a região óssea complicada. Bursite osteoporose artrose e outros problemas mais nos músculos nervos e osso. Faço tratamento porém tá complicado. Muitas dores coluna trava. Só Jesus!

Ledesclere Costa Lima

Tenho osteoporose, já fiz várias densitometrias, tenho problemas nos ombros, burcite, tendinite, fiz uma cirurgia na clavícula direita que me deixou com lesão parcial do plexo. Tudo isso me traz muitos problemas, já fiz muita fisio mas parece não ter solução. Tomo remédios pr dor neuropática, gabapentina, mas sei qé só um paliativo, tenho q aprender a conviver com tudo isso. Tomei já alendronato, e hj não estou tomando nenhum remédio pr osteoporose.

Ester

Qual a diferença entre alendronato,ibandronato e risendronato?Minha ginecologista receitou o ibandronato e já o ortopedista o risendronato.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ester. Cada paciente possui sua particularidade no tratamento, sendo assim é importante alinhar com ambos especialistas qual o tratamento mais eficaz. Converse com seu médico para que ele possa orienta-la de forma completa. Desejamos sucesso no seu tratamento. Até logo.

Josivania Santos

Realmente trabalho em farmácia e vejo o tratamento ter bem resultados com minhas clientes

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Josivania. Ficamos felizes com seu relato. Continue nos acompanhando para mais matérias, dicas e informações como essa. Abraços.

Ana

SE soubesse que teria problemas nos ossos, tinha me cuidado melhor na mocidade.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ana. A osteoporose é uma doença que exige tratamento enquanto os sintomas estiverem presentes. Como o diagnóstico normalmente é feito quando o paciente já é mais velho, então o tratamento será iniciado a partir daí, seguindo até o fim da vida para retardar a progressão do quadro. Dependendo do sucesso do tratamento, algumas medidas podem ser suspensas ou diminuídas temporariamente, mas os cuidados devem se manter sempre. Abraços.

Dilcelia Cardozo janiques

Gostaria de saber se é conveniente fazer dessintometria óssea anualmente… soube que ela tem muita radiação e que não deve ser feita anualmente!!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Dilcelia. É crucial uma consulta presencial com o reumatologista para receber orientações mais completas. Cada paciente possui sua particularidade e uma consulta com o especialista é necessária. Continue nos acompanhando para receber mais dicas e informações sobre saúde, doenças e tratamentos. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.