Osteoartrite: goiana retoma tratamento e reduz dores no joelho


  • +A
  • -A
Imagem do post Osteoartrite: goiana retoma tratamento e reduz dores no joelho

A osteoartrite é uma doença degenerativa que compromete as articulações com o desgaste da cartilagem, estrutura essencial que protege os ossos do impacto dos movimentos. Os sintomas do quadro (dor, inchaço e rigidez nas articulações, em especial) normalmente se concentram em locais específicos, como o joelho, por exemplo.

A doméstica Carmen Lucia V. B., de 50 anos de idade, conta que vem sofrendo com as dores da osteoartrite em seu joelho esquerdo há vários anos. “Eu tratei meu joelho há cerca de 5 anos e parei pois o médico na época disse que eu já estava bem, que podia parar. Fiquei estável por um tempo mas depois o incômodo voltou. Por conta disso, voltei a usar o mesmo medicamento, há cerca de um mês”, diz.

 

Pilates, fisioterapia e acupuntura também ajudam no tratamento da osteoartrite

 

Nesse intervalo, Carmen mudou de cidade (hoje reside em Goiânia) e também de médico. O novo profissional solicitou a retomada do medicamento que estava funcionando anos atrás, além de um anti-inflamatório. “Além dos remédios, venho fazendo nesses últimos anos pilates. Já fiz sessões de acupuntura também, tudo no intuito de controlar as dores”, conta Carmen.

“Na fase aguda e dolorosa da doença, objetivamos a melhora da dor com analgésicos, fisioterapia e acupuntura. A fisioterapia ajuda a mobilizar a articulação, melhorando a musculatura e dando mais movimentação. Já a acupuntura é uma importante ferramenta analgésica, diminui muito a dor articular do paciente”, informa o ortopedista Gustavo Dalla.

 

Evitar o sobrepeso é essencial para o controle da dor da osteoartrite

 

Carmen faz questão de exaltar seu médico atual, não só pelos medicamentos recomendados para aliviar as dores no joelho, mas também por outras medidas importantes para o tratamento. “Ele é excelente. Além dos remédios, recomenda que eu me mantenha sempre praticando atividade física e evitando a todo custo o sobrepeso, para que o joelho não sofra ainda mais”, conclui.

 

Dr. Gustavo Dalla Bernardina de Almeida é ortopedista, traumatologista e especialista em joelho, formado pela Faculdade de Medicina de Campos (RJ) e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 11271 – Facebook

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-no-joelho
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Osteoartrite: goiana retoma tratamento e reduz dores no joelho"

Adriana

Bom dia! Eu tenho problemas nas articulações do joelho e começaram com 33 anos .O médico disse que era hereditário,me tratei com remédios e fisioterapia para os joelhos,como engravidei parei os tratamentos. Mais né sinto muito melhor hoje depois das fisioterapias pra fortalecer os joelhos e com repousos .

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.