Osteoartrite controlada: como impedir um novo avanço da doença?

  • +A
  • -A

Mesmo sendo uma doença crônica e que piora com o tempo, a osteoartrite pode ser controlada com tratamento específico, de modo a aliviar os sintomas, dando ao paciente uma melhor qualidade de vida. Contudo, se o tratamento for abandonado, os sintomas podem se exacerbar e a degeneração volta a ocorrer de forma mais acelerada.

Cuidados para manter a osteoartrite controlada


Portanto, para impedir um novo avanço da doença, é fundamental manter todos os cuidados que forem necessários. Esses cuidados se relacionam a tudo o que influencia nas articulações e ossos, visto que a doença consiste no desgaste da cartilagem, que é o tecido que fica na extremidade dos ossos com a função de protegê-los e evitar que eles batam uns nos outros durante os movimentos do corpo.  

“Para manter a osteoartrite controlada e dificultar o avanço da doença, deve-se evitar sobrecarga nas articulações, evitar que as articulações saiam do lugar, manter uma musculatura forte ao redor das articulações, usar medicações para dor, manter a articulação funcional e usar protetores articulares”, informa o ortopedista Mauricio Raffaelli.

Fisioterapia e hidroterapia são indicados para o tratamento da osteoartrite


O especialista indica ainda a fisioterapia e a hidroterapia como formas importantes de tratar as dores da osteoartrite. Além disso, recomenda as infiltrações com uso de ácido hialurônico e o uso de protetores de cartilagem (colágeno e glicosamina) para o controle da doença. Vale ressaltar que na
prática de atividades físicas, por mais que estas sejam essenciais, não pode haver alto impacto, pois isso pode gerar o efeito contrário ao desejado.  

“O tratamento da osteoartrite depende também da utilização de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, os quais devem ser utilizados nas crises. Acupuntura e crioterapia são outras alternativas para aliviar a dor, que é um dos principais sintomas do quadro”. Além da atividade física, uma alimentação de qualidade deve ser vista com importância, pois ambas contribuem para a perda de peso, que é fundamental para evitar a sobrecarga nas articulações.  

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Mauricio Raffaelli

Dr. Mauricio Raffaelli

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 101523 / SP

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

12 comentários para "Osteoartrite controlada: como impedir um novo avanço da doença?"

Elizabeth

Eu Elizabeth gostaria de saber ,qual o médico certo pra esse tratamento.fico em dúvida se é , reumatologia ou ortopedista.me esclareça por favor.pq.a dor é horrível nas mãos

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elizabeth, você pode realizar uma consulta inicial com o ortopedista, assim ele fará o diagnóstico correto e iniciará o tratamento ou, a encaminhará para o especialista que poderá te auxiliar. Melhoras.

Cionéia De Fátima Silva Ferreira

Tem artrose no joelho esquerdo, braço direito e no quadril ! Já tomo colágeno tipo 2 e Artrolive, gostaria de saber se posso consumir Ovos ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cionéia, cada paciente possui sua particularidade, por isso é muito importante consultar o ortopedista antes de iniciar o consumo de qualquer alimento que possa ser prejudicial ao tratamento. Até breve.

Joelson Raposo de Azevedo

Sou portador de Osteoartrite na lombar e quadril, gostaria de saber se posso fazer caminhada, além da hidroterapia e fisioterapia.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Joelson, conforme informado na matéria a prática de atividades físicas por mais que estas sejam essenciais, não pode haver alto impacto, pois isso pode gerar o efeito contrário ao desejado no tratamento. Consulte seu ortopedista para que ele possa indicar as atividades mais adequadas para você. Até logo.

Tânia americano de carvalho

O meu médico falou que tenho falta de cartilagem nos joelhos, sinto dores forte. Pode ser osteoartrite? Ele me indicou artrolive quando tiver dores muito forte, ele me falou que eu tenho que conviver com a dor, é isso mesmo?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Tânia, é importante seguir o tratamento indicado pelo profissional, o diagnostico correto só é possível após exames. Até logo.

Neide

Tenho artrose nos joelhos e no quadril nada muito grave está no começo ,posso fazer aula dança do ventre ? Tomo Artrolive

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Neide, antes de iniciar qualquer nova atividade é muito importante consultar seu médico, conforme informado na matéria a prática de atividades físicas, por mais que estas sejam essenciais, não pode haver alto impacto, pois isso pode gerar o efeito contrário ao desejado. Abraços.

Tirzá Leal Fagundes

Convivo faz muito tempo com a osteoartrite.Antes era nos joelhos.Depois ombros., pés e ,agora também mãos!! Dores intensas.Fisioterapia,Hidroterapia, TO…e as dores e limitações só aumentando.Coragem e fé e vamos indo !!!!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Tirza, é de suma importância que você siga o tratamento indicado para que se possa amenizar os sintomas melhorando a sua qualidade de vida. Temos outra matéria com dicas importantes que podem contribuir no seu conhecimento sobre a doença. Confira no link abaixo. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/importancia-adesao-tratamento-osteoartrite

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.