Qual é a importância dos exercícios na prevenção de doenças articulares?


  • +A
  • -A

Doenças que afetam as articulações, como é o caso da osteoartrite, não causam somente dor e inchaço, mas dificultam a movimentação do corpo e podem reduzir a qualidade de vida do paciente, dependendo de seu estágio. Uma das formas de evitá-las é fazer exercícios físicos, principalmente os de força. Eles são de extrema importância na prevenção tanto primária quanto secundária de doenças e lesões articulares.

 

Exercícios físicos ajudam a estabilizar articulações

 

“Os músculos que envolvem as articulações servem de suporte para elas. Logo, com músculos saudáveis e fortalecidos, a articulação terá um suporte maior para trabalhar e deslizar com maior eficácia. E, caso já tenha havido alguma lesão prévia, o fortalecimento local irá prover estabilidade, evitando novos episódios e a evolução da doença“, afirma o especialista em Medicina do Exercício e do Esporte Philippe Queiroz.

A musculação é uma dos exercícios mais recomendados para prevenir problemas articulares. “Deve sempre ser trabalhada globalmente. Ou seja, caso se deseje fortalecer o ombro direito, devemos também trabalhar o esquerdo, peitoral e braços”, diz o médico. Todas estas estruturas irão dividir a carga na execução dos movimentos e uma possível falta de balanço da força leva a uma alteração do movimento e de sua função.

 

Musculação deve ser feita com acompanhamento profissional

 

Além disso, o especialista alerta para a necessidade de prestar atenção no impacto, no estresse e na carga em excesso sobre a articulação, na execução errada dos exercícios e na amplitude do movimento realizado. Mesmo atividades diárias básicas podem levar a problemas articulares se forem realizadas erroneamente, como osteoartrite e subluxação.

Caso o paciente já tenha sofrido uma lesão e queira voltar à prática, antes, é necessário ter a aprovação do médico que acompanha o caso. O retorno deve ser feito gradualmente, começando por um trabalho de reabilitação, como fisioterapia, e somente depois dando início a exercícios de força, sempre com o acompanhamento de um profissional.

 

Dr. Philippe Queiroz é médico do exercício e do esporte, graduado pela Faculdade de Medicina de Campos (RJ) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52-98796-4

 

Foto: Shutterstock

TAGS
atividade-fisica
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Qual é a importância dos exercícios na prevenção de doenças articulares?"

Ana Tereza Farias

Estou com desgaste moderado na patela… há alguma restrição de atividades físicas que não possa fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ana Teresa, faça um acompanhamento com um profissional educador físico, ele poderá avaliar suas limitações e indicar os exercícios adequados para você. Abraços.

Vania

Eu tenho dores lombares e trabalho como cuidador de idoso gostaria de dicas de exercício para fortalecer minha lombar e os meus braços pois tenho ipicondilite crônicas no cotovelo.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Vania, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/dores-no-corpo/dores-coluna-dicas-corrigir-postura
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.