Dor na coluna, nas pernas e braços motiva professora a procurar tratamento para osteoartrite


  • +A
  • -A

A osteoartrite é uma doença que promove a destruição da cartilagem articular, causando dor, inchaço e dificuldade para se locomover. Impactos nas articulações e traumas podem facilitar o desenvolvimento ou até piorar os sintomas da doença, que deve ser tratada, a fim de reduzir a progressão do quadro e devolver qualidade de vida e mobilidade para os pacientes.  

 

Osteoartrite provoca dor e inchaço na articulação

 


A paulistana Fátima da Silva, 59 anos, atua como professora e está tentando se aposentar. No entanto, sofre com a osteoartrite há quase um ano. “Caí da escada e machuquei a coluna. Era maio de 2017 e acabei não procurando tratamento, mesmo sentindo dor. Só em outubro, quando levei um susto e travei a coluna que fui no médico”, afirma Fátima.

A falta de um tratamento adequado, associada ao susto, levou o quadro da professora a piorar. “Não conseguia andar direito. Sentia muita dor no braço, nas pernas e na coluna, mas não podia parar de trabalhar. Em casa, ficava me arrastando, até porque não tinha ninguém para fazer as atividades no meu lugar”, lembra a paulistana.

 

Tratamento da osteoartrite envolve medicações e fisioterapia

 


O ortopedista que a atendeu preparou o tratamento necessário para seu caso, com fisioterapia e medicamentos: “Fiz alguns exames, como a tomografia, e uso remédio para dor e para fortalecer a cartilagem. Ainda sinto dor nas juntas, não consigo levantar com rapidez, mas já estou bem melhor”.

O tratamento deve ser feito conforme as indicações médicas e respeitando o tempo necessário, já que abandoná-lo pode agravar a osteoartrite de forma perigosa. “A doença pode evoluir para deformidades das articulações acometidas, atrofia muscular e, em alguns pacientes, dor incapacitante e perda do movimento articular, sendo necessário um procedimento cirúrgico em certos casos”, alerta a reumatologista Angélica de Carvalho.

 

Dra. Angélica de Carvalho é reumatologista, formada em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba e com residência médica em Reumatologia pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. CRM-SP: 107623

 

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoartrite
superacao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Dor na coluna, nas pernas e braços motiva professora a procurar tratamento para osteoartrite"

Janis Francisco Aires

Eu tô sentindo dor na coluna e ao mesmo tempo foi só do lado esquerdo acima do rins e a perna também

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Janis, análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.