Aposentado do Ceará enfrenta dor causada pela osteoartrite com tratamento


  • +A
  • -A
Imagem do post Aposentado do Ceará enfrenta dor causada pela osteoartrite com tratamento

Uma pessoa pode desenvolver artrose por diversos motivos e um deles é o excesso de peso. Quem trabalha durante anos carregando objetos pesados, por exemplo, repetindo os mesmos movimentos diariamente, conta com riscos maiores de sofrer com a doença, principalmente em função do desgaste nas articulações das pernas e da coluna.

 

Esforço físico excessivo durante a vida pode tornar velhice mais difícil

 


Este é o caso de Itamar. V. P., de 83 anos, que mora em Fortaleza (CE). O aposentado trabalhou durante muitos anos carregando peso e gradativamente foi desenvolvendo uma
dor no joelho que se tornou intensa e o fez buscar um médico. Ao ser diagnosticado com artrose, ele iniciou um tratamento que já dura seis meses e que vem trazendo resultados positivos.

“Eu comecei a fazer tratamento com medicamento por conta de uma dor muito forte no joelho. Como trabalhei durante muitos anos carregando peso e me movimentando bastante, acabei desenvolvendo essa dor. Mesmo que hoje eu seja aposentado e não me exceda mais fisicamente, ainda sofro por conta do esforço de anos”, afirma Itamar.

 

Força de vontade e boa relação com médico são fundamentais para sucesso do tratamento

 


De acordo com Itamar, apesar da dor ser um incômodo, ela nunca o atrapalhou em suas atividades diárias. “Eu costumo dizer que nós não devemos nos entregar à dor, ela que deve se entregar a nós. Por isso, nunca me deixo abater, mesmo com o incômodo. O remédio também tem me ajudado bastante. Graças a ele hoje eu consigo me locomover com mais facilidade”, diz.

O aposentado destaca a boa relação que tem com o médico que o acompanha, que é uma pessoa próxima. “Ele é como se fosse da família, pois é filho de um grande amigo meu, então nossa relação é de muito respeito e carinho. Além disso, ele é um profissional muito competente, sempre me deixa tranquilo em relação à minha condição e ao tratamento, sanando qualquer tipo de dúvida”, afirma Itamar.

 

Peso do próprio corpo também pode favorecer artrose

 


Vale ressaltar que o peso do próprio corpo também pode ser um fator de risco para a artrose e, neste caso, o emagrecimento se torna necessário
tanto para prevenir quanto para tratar o problema. “O passo inicial é procurar auxílio médico e nutricional. A perda de peso é benéfica e deve ser feita com base em ajustes na dieta e na realização de exercícios físicos de baixo impacto articular”, recomenda o ortopedista Guilherme Falótico.

 

Dr. Guilherme Falótico é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia do quadril pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). CRM-SP: 128925

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-no-joelho
ossos
osteoartrite
superacao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Aposentado do Ceará enfrenta dor causada pela osteoartrite com tratamento"

ALZIRA PRATES

gostei bastante das informações e artigos.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.