Existem alimentos que pacientes com osteoporose devem evitar?

  • +A
  • -A

A osteoporose é um problema que afeta principalmente as mulheres idosas. Ela é considerada uma doença silenciosa, ou seja, geralmente, apresenta sintomas somente na fase de fraturas ósseas. Fazer o tratamento corretamente é muito importante para que os pacientes com osteoporose evitem essas complicações e, neste caso, a alimentação assume uma função vital

Pacientes com osteoporose devem evitar bebidas alcoólicas


“É necessário saber o que evitar na alimentação para não piorar a osteoporose: excesso de sal e sódio, excesso de gordura,
bebidas alcoólicas, alimentos industrializados, cafeína (café, chá, refrigerantes) e chocolates”, cita o ortopedista Fábio Segall. 

Os refrigerantes devem ser evitados porque aumentam a eliminação de cálcio pelo organismo (aspecto que é combatido pelo tratamento da osteoporose), devido à alta quantidade de fósforo em sua composição. Já os alimentos ricos em gordura acabam dificultando a absorção do cálcio ingerido. 

Desde a infância, alimentação é importante para evitar osteoporose


O médico explica que a alimentação saudável deve ser estimulada desde a infância, com destaque ao
leite e seus derivados: “É nessa fase que começa a se formar a densidade óssea que teremos na vida adulta. Também importantes para a formação dos ossos são a vitamina D e o magnésio, substâncias que ajudam na absorção do cálcio”. 

Além do leite, existem outros alimentos interessantes para quem deseja controlar ou evitar a osteoporose. Dr. Segall indica frutas cítricas, produtos ricos em vitamina D, como peixes, óleo de fígado de bacalhau e fígado de galinha, e ricos em cálcio, como ovos, brócolis, couve, amêndoas, sardinha, gergelim, grão de bico e linhaça.


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Fábio Segall

Dr. Fábio Segall

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 93404-6 / RJ

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Existem alimentos que pacientes com osteoporose devem evitar?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.