Quais são as principais complicações do diabetes?


  • +A
  • -A

O diabetes é uma doença que exige tratamento constante para controlar os níveis de glicose no sangue, já que estes, quando muito elevados, podem resultar em complicações sérias para a saúde. Para evitar esses riscos, basta seguir corretamente as recomendações médicas, tanto na parte de remédios quanto na de hábitos cotidianos saudáveis.

Diabetes pode comprometer visão, atingir rins e dentes e causar infarto e AVC


Do ponto de vista dos pequenos vasos sanguíneos do organismo, o paciente com diabetes que controla mal o quadro pode desenvolver doenças chamadas de microvasculares “As principais são a
retinopatia (acometimento dos olhos), nefropatia (comprometimento dos rins) e neuropatia, que levará à complicação dos membros inferiores, com dor e risco de lesões que podem ocasionar amputação”, informa a endocrinologista Mariana Guerra.

Já em relação às complicações de grandes vasos (doenças macrovasculares), entram em cena problemas como infarto e acidente vascular cerebral. Pode haver ainda infecções, já que o açúcar em excesso no sangue tende a deixar as defesas do organismo mais frágeis; problemas dentários, com inflamação na gengiva e risco de perda de dentes; e até mesmo impotência.

Alimentação saudável e atividade física ajudam a controlar o diabetes


O controle adequado da glicemia ajudará a diminuir os riscos dessas complicações todas ocorrerem. E para isso é fundamental colocar o paciente dentro das metas estabelecidas. “Deve haver uma mudança no estilo de vida do paciente,
com boa alimentação e atividade física, associada a medicações adequadas e individualizadas pelo médico assistente”, afirma Mariana.

Mesmo assim, um paciente que segue o tratamento adequado pode ainda ter complicações, pois outros fatores promovidos pelo diabetes, além do descontrole glicêmico e do tempo da doença, também contribuem para complicações. “A associação do diabetes com problemas como hipertensão arterial, obesidade e colesterol alto exemplificam isso”, acrescenta a médica.

Dra. Mariana Guerra é endocrinologista, formada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Mariana Guerra

Dra. Mariana Guerra

Endocrinologia

CRM: 7019 / ES

TAGS
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Quais são as principais complicações do diabetes?"

Silvania Alves do Nascimento de Jesus

Que posso começar que eu não posso por meu açúcar tá alto

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Silvânia, o importante agora é procurar um médico e seguir a dieta que ele vai indicar ou pedir encaminhamento para nutricionista. Abraços.

Adilson Cruz

gostei do artigo pois esse alerta é bem explicado para preservação da saúde do diabético!

CUIDADOS PELA VIDA

Abraços Adilson Cruz

gesse cordeiro filho

gostei desse comentário para me cuidar mais da minha diabete, um abraço

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Gesse, temos mais algumas matérias com informações importantes sobre a doença, não deixe de conferir nos links abaixo. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/alimentacao/vida-regrada-controlar-diabetes
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/diabetes/pele-muito-seca-sintoma-diabetes

Lia Shigaki

Realmente, causa coisas terríveis mesmo. Exemplo são meus dentes, realmente vira e meche dentista la vou eu, tive perdas, tive troca de dentes, odeio esta condição…. Pois acho que o sorriso e um cartão de visitas pra todas as pessoas….

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lia. Obrigado por compartilhar seu comentário conosco. Continue nos acompanhando para receber mais informações matérias e dicas sobre saúde. Até breve.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.