O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

  • +A
  • -A

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste de fato.

 

Como reverter a pré-diabetes?

 


“Um paciente com pré-diabetes pode reverter seu quadro, mas não em todos os casos. Depende dos fatores que levam a esta alteração. Obesidade, sedentarismo e má alimentação podem ser revertidos, de modo que o quadro fique normalizado. Entretanto,
história familiar de diabetes e o avançar da idade, por exemplo, são fatores não modificáveis”, explica a endocrinologista Mariana Guerra.

Portanto, ao identificar o pré-diabetes, o paciente deve iniciar uma mudança no estilo de vida, buscando a prática regular de exercícios físicos para perda de peso e uma alimentação mais saudável, rica em legumes, verduras e frutas, preferindo carnes magras, evitando gorduras saturadas e carboidratos simples. “Também existem medicações que permitem conter a evolução do pré-diabetes”, completa Mariana.

 

Modos de identificar o pré-diabetes

 


Geralmente o
paciente com pré-diabetes é assintomático, então o diagnóstico deve ser feito por meio de exames de rotina (periódicos), nos quais a glicemia em jejum é medida. “Nestes exames, verifica-se o valor acima de 99 mg/dL e menor que 126 mg/dL, que já seria a diabetes mellitus”, explica a médica.

Uma outra forma de diagnóstico pode ser obtida por meio do teste de tolerância à glicose, com a medição da glicemia duas horas após uma sobrecarga de glicose (75g). “O valor normal seria menor que 140 mg/dL e, a partir de 200mg/dL, pode-se classificar como diabetes mellitus. Logo, o valor compreendido neste intervalo seria o pré-diabetes”, conclui a endocrinologista.

 

Dra. Mariana Guerra é endocrinologista, formada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Mariana Guerra

Dra. Mariana Guerra

Endocrinologia

CRM: 7019 / ES

TAGS
diabetes
glicose
hipoglicemia

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.