O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

  • +A
  • -A

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste de fato.

 

Como reverter a pré-diabetes?

 


“Um paciente com pré-diabetes pode reverter seu quadro, mas não em todos os casos. Depende dos fatores que levam a esta alteração. Obesidade, sedentarismo e má alimentação podem ser revertidos, de modo que o quadro fique normalizado. Entretanto,
história familiar de diabetes e o avançar da idade, por exemplo, são fatores não modificáveis”, explica a endocrinologista Mariana Guerra.

Portanto, ao identificar o pré-diabetes, o paciente deve iniciar uma mudança no estilo de vida, buscando a prática regular de exercícios físicos para perda de peso e uma alimentação mais saudável, rica em legumes, verduras e frutas, preferindo carnes magras, evitando gorduras saturadas e carboidratos simples. “Também existem medicações que permitem conter a evolução do pré-diabetes”, completa Mariana.

 

Modos de identificar o pré-diabetes

 


Geralmente o
paciente com pré-diabetes é assintomático, então o diagnóstico deve ser feito por meio de exames de rotina (periódicos), nos quais a glicemia em jejum é medida. “Nestes exames, verifica-se o valor acima de 99 mg/dL e menor que 126 mg/dL, que já seria a diabetes mellitus”, explica a médica.

Uma outra forma de diagnóstico pode ser obtida por meio do teste de tolerância à glicose, com a medição da glicemia duas horas após uma sobrecarga de glicose (75g). “O valor normal seria menor que 140 mg/dL e, a partir de 200mg/dL, pode-se classificar como diabetes mellitus. Logo, o valor compreendido neste intervalo seria o pré-diabetes”, conclui a endocrinologista.

 

Dra. Mariana Guerra é endocrinologista, formada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Mariana Guerra

Dra. Mariana Guerra

Endocrinologia

CRM: 7019 / ES

TAGS
diabetes
glicose
hipoglicemia

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?"

Bruna

Me chamo Bruna e faz dois dias que estou medindo minha diabetes, pois minhas duas avós tem no dia sa ontem medi em jejum e dai 156 após o almoço medi novamente e deu 146. Hoje pela manhã ele estava em 132. Você pode me dizer se ja estou com diabetes.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.