Fibromialgia tem cura? Como é o tratamento da doença?


  • +A
  • -A
Imagem do post Fibromialgia tem cura? Como é o tratamento da doença?

A fibromialgia é uma condição neurológica crônica que causa dores fortes e espalhadas por todo o corpo e, muitas vezes, coexiste com outros problemas de saúde, como distúrbios de sono, disfunção cognitiva e fadiga. Os pacientes que têm a doença, como a cantora pop Lady Gaga, sofrem com altos níveis de incapacidade e uma baixa qualidade de vida.

Fibromialgia não tem cura, mas tratamento com remédios diminui sintomas da doença


Segundo o psiquiatra Marcelo Calcagno Reinhardt, a fibromialgia não tem cura, mas o tratamento pode promover um alívio dos sintomas: “Os psiquiatras devem trabalhar em conjunto com os reumatologistas, auxiliando com o
uso de antidepressivos, por exemplo, para tratar a depressão comórbida ou outros transtornos psiquiátricos”.

Certos tipos de antidepressivos utilizados no tratamento também podem ajudar a reduzir a dor em alguns grupos de pacientes, em associação ao uso de analgésicos, que devem ser utilizados quando prescritos por um médico. Outras medidas para a dor envolvem a hidroterapia e a quiropraxia, que ajudam a fortalecer e relaxar a musculatura e a alinhar a coluna, respectivamente.

Alguns tipos de psicoterapia são eficazes no tratamento da fibromialgia


Outra abordagem frequente nos
casos de fibromialgia é a psicoterapia, como a terapia cognitivo-comportamental, que tem como objetivo modificar os mais diversos comportamentos diante da doença e a resposta dos pacientes perante os sintomas. Exercícios físicos e outras técnicas capazes de diminuir o estresse e a ansiedade também são úteis no tratamento da fibromialgia.

Quanto mais cedo procurar o auxílio médico, melhor será para o paciente, já que o diagnóstico nem sempre é feito rapidamente. “Não há testes para diagnosticar fibromialgia e, como há muitos sintomas além da dor, por vezes, os pacientes ficam tratando as doenças comórbidas, como depressão ou outras, sem que o profissional identifique a fibromialgia”, ressalta Calcagno.

Dr. Marcelo Calcagno Reinhardt é psiquiatra, formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua em Florianópolis (SC). CRM-SC: 10573

Foto: Shutterstock

TAGS
depressao
dores-no-corpo
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Fibromialgia tem cura? Como é o tratamento da doença?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.