search
    Título

    Fibromialgia tem cura? Como é o tratamento da doença?

    Uncategorized

    Por

    A fibromialgia é uma condição neurológica crônica que causa dores fortes e espalhadas por todo o corpo e, muitas vezes, coexiste com outros problemas de saúde, como distúrbios de sono, disfunção cognitiva e fadiga. Os pacientes que têm a doença, como a cantora pop Lady Gaga, sofrem com altos níveis de incapacidade e uma baixa qualidade de vida.

    Fibromialgia não tem cura, mas tratamento com remédios diminui sintomas da doença


    Segundo o psiquiatra Marcelo Calcagno Reinhardt, a fibromialgia não tem cura, mas o tratamento pode promover um alívio dos sintomas: “Os psiquiatras devem trabalhar em conjunto com os reumatologistas, auxiliando com o
    uso de antidepressivos, por exemplo, para tratar a depressão comórbida ou outros transtornos psiquiátricos”.
    Certos tipos de antidepressivos utilizados no tratamento também podem ajudar a reduzir a dor em alguns grupos de pacientes, em associação ao uso de analgésicos, que devem ser utilizados quando prescritos por um médico. Outras medidas para a dor envolvem a hidroterapia e a quiropraxia, que ajudam a fortalecer e relaxar a musculatura e a alinhar a coluna, respectivamente.

    Alguns tipos de psicoterapia são eficazes no tratamento da fibromialgia


    Outra abordagem frequente nos
    casos de fibromialgia é a psicoterapia, como a terapia cognitivo-comportamental, que tem como objetivo modificar os mais diversos comportamentos diante da doença e a resposta dos pacientes perante os sintomas. Exercícios físicos e outras técnicas capazes de diminuir o estresse e a ansiedade também são úteis no tratamento da fibromialgia.
    Quanto mais cedo procurar o auxílio médico, melhor será para o paciente, já que o diagnóstico nem sempre é feito rapidamente. “Não há testes para diagnosticar fibromialgia e, como há muitos sintomas além da dor, por vezes, os pacientes ficam tratando as doenças comórbidas, como depressão ou outras, sem que o profissional identifique a fibromialgia”, ressalta Calcagno.
    Dr. Marcelo Calcagno Reinhardt é psiquiatra, formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua em Florianópolis (SC). CRM-SC: 10573
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes