Por que a variedade de nutrientes é importante para a imunidade?

  • +A
  • -A

A alimentação é fator fundamental para fortalecer a imunidade. Mais especificamente, uma dieta nutritiva, rica em diversos nutrientes, contribui significativamente para manter as defesas do organismo funcionando bem. Isso porque os minerais, vitaminas, proteínas e outras substâncias encontradas nos alimentos atuam diretamente para manter as mais diversas funções do corpo.  

Influência de uma dieta rica em nutrientes para o sistema imunológico


“Uma
dieta equilibrada resulta em um corpo funcionando na sua melhor forma e o sistema imunológico está inserido nessa situação”, afirma a pediatra Ana Paula Midori Eyama Imai. Na infância, especialmente, isso é ainda mais importante. Primeiro, porque é uma fase em que o sistema imune ainda está se desenvolvendo, e, segundo, porque é o momento de fazer a criança desenvolver hábitos alimentares saudáveis, gerando consequências positivas na vida adulta.

Além da alimentação, é possível obter os nutrientes importantes para as diversas funções do organismo por meio de suplementação/medicamentos. Contudo, apenas com orientação médica deve-se adotar tais recursos. É importante ressaltar que algumas pessoas, mesmo se alimentando adequadamente, podem apresentar dificuldade de absorver certos nutrientes e por isso os suplementos são opções interessantes.

Também pode-se utilizar medicações específicas para tratar problemas imunológicos, caso o indivíduo apresente deficiência das defesas acima do normal. “Alguns medicamentos podem ajudar, porque estimulam o sistema Imunológico a trabalhar de um modo diferente, com respostas mais rápidas e/ou mais efetivas. Mas deve haver sempre orientação médica”, informa a pediatra.

Outros hábitos de vida saudáveis importantes para a imunidade


Fora a alimentação, é fundamental
apostar em outros hábitos de vida saudáveis para garantir uma imunidade alta, seja na infância, adolescência ou fase adulta. Prática regular de exercício físico, sono de qualidade todas as noites, manter hidratação diária adequada, praticar atividades prazerosas sempre que possível e controlar o estresse ao máximo são alguns dos principais exemplos.  

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Ana Paula Midori Eyama Imai

Dra. Ana Paula Midori Eyama Imai

Pediatria

CRM: 107975 / SP

TAGS
imunidade
nutricao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que a variedade de nutrientes é importante para a imunidade?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.