Seu filho está com o organismo forte? Alimentação pode turbinar a imunidade


  • +A
  • -A
Imagem do post Seu filho está com o organismo forte? Alimentação pode turbinar a imunidade

O sistema imunológico é a parte do corpo responsável por criar a linha de defesa contra vírus, bactérias e outros microrganismos que podem causar doenças. Os pais devem redobrar os cuidados com a saúde dos filhos porque a imunidade acaba sendo mais frágil nas crianças, já que o organismo ainda está em fase de desenvolvimento. Mas não se preocupe: a alimentação pode ajudar vocês nesse processo.

Ferro e vitamina ajudam a proteger o corpo de doenças


A dieta do seu filho deve privilegiar alimentos frescos e saudáveis, como legumes, verduras e frutas, reduzindo a quantidade de refrigerantes e comidas prontas e muito gordurosas. De acordo com o pediatra e imunologista Gesmar Rodrigues Silva Segundo, todos os nutrientes são importantes para que o corpo de uma criança cresça forte e protegido e, por isso, a alimentação deve ser balanceada.

No entanto, o profissional destaca a falta de vitaminas e de ferro como um fator que atrapalha a imunidade. “As deficiências de ferro, que ainda são comuns no Brasil, estão associadas com uma menor atividade das células do sistema imunológico e aumento de infecções. O mesmo acontece com deficiência de outros micronutrientes como as vitaminas, em especial vitamina B12 e o ácido fólico, e sais minerais”, alerta o médico.

Excesso de açúcar e gordura atrapalha a imunidade


Para Dr. Gesmar, não existem padrões definidos para todas as crianças, já que os hábitos alimentares dependem de costumes regionais e culturais. “Em geral, além do nosso tradicional arroz com feijão, recomenda-se que a criança coma diariamente seis porções de vegetais e frutas, além de carnes e ovos como fontes de proteínas”, afirma o especialista. Já o leite e seus derivados são as fontes de cálcio mais importantes e seu consumo deve ser bastante estimulado na infância.

Quando o trabalho do sistema imunológico do seu filho não vai bem, a tendência é que ele apresente infecções bacterianas de forma repetitiva, principalmente otites, sinusites e pneumonias. Nestas situações, é importante levá-lo a uma consulta para verificar o que está acontecendo e corrigir o problema rapidamente. Entre os fatores que podem reduzir a atividade da imunidade está a ingestão excessiva de açúcares e gorduras.

Dr. Gesmar Rodrigues Silva Segundo é pediatra, pós-doutorado em Imunologia pela Universidade de Washington e atua como professor do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). CRM-MG: 32969

Foto: Shutterstock

TAGS
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Seu filho está com o organismo forte? Alimentação pode turbinar a imunidade"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.