A poluição atmosférica pode, com o tempo, desencadear uma DPOC?


  • +A
  • -A

A DPOC pode ser ocasionada por alguns fatores, sendo o contato com a poluição atmosférica um dos mais relevantes. Isso porque a poluição, assim como a fumaça inalada por fumantes ativos e passivos, contribui para a ocorrência de uma inflamação nos pulmões e nos brônquios. Com isso, os tecidos pulmonares são danificados, o que leva à dificuldade de respirar, um dos sintomas mais característicos do quadro.   

Tempo de exposição à poluição atmosférica é determinante para que DPOC se manifeste


“A poluição atmosférica pode ser um fator para desencadear a DPOC com o tempo. Isso ocorre, geralmente, pela ação de substâncias que provocam um
processo inflamatório crônico dos brônquios. A manifestação do quadro depende do tempo de exposição, mas é claro que pode acontecer. Ainda não se sabe ao certo o tempo necessário em contato com a poluição para que a DPOC apareça, mas sem dúvidas esse contato tem potencial para desencadear a doença”, afirma o pneumologista e geriatra José Eduardo Martinelli.

Segundo o especialista, a ação da fumaça e poluição ao longo do tempo no organismo contribuindo para o desenvolvimento da DPOC pode ser observada no caso das pessoas que cozinharam muito tempo em fogão a lenha – a maioria mulheres. “O fogão a lenha é uma biomassa que pode ocasionar uma DPOC com o tempo e com uma certa gravidade. Da mesma forma, várias condições de poluição atmosférica também podem desencadear a DPOC com o tempo”, explica o médico.

Tratamento e prevenção contra DPOC


Tendo em vista o impacto da poluição e da fumaça na saúde pulmonar e respiratória pelo risco de DPOC, fica evidente a necessidade de evitar o contato com esses fatores que comprometem os pulmões. “O mais importante de tudo é afastar a possibilidade de entrar em contato com os poluentes que podem desencadear esse processo”, alerta o Dr. Martinelli.

Além de se afastar do cigarro e da poluição, na medida do possível, é essencial adotar o tratamento medicamentoso, caso a DPOC já tenha sido diagnosticada. Os remédios recomendados ajudam a controlar os sintomas, a inflamação dos brônquios e o quadro como um todo. Como a doença é crônica, ou seja, pode durar por anos ou pela vida toda, é bem provável que o uso dos medicamentos tenha que ser contínuo.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. José Eduardo Martinelli

Dr. José Eduardo Martinelli

Geriatria

CRM: 27875 / SP

TAGS
cigarro
dpoc
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "A poluição atmosférica pode, com o tempo, desencadear uma DPOC?"

Edna nunes

Bom dia tenho renite alergica desde 20 anos mas sinto os sintomas algumas vezes ja morei em casa que tinha mofo foi nessa epoca que fiquei cm renite e temos uma gata alguns medicos disseram que pelo de gato faz mal mas eu minha filha nao dispensamos a gatinh a ela ja tem 15 anos e moramos em apartamento proximo a marginal .queria saber se tudo acima que mencionei e veridico.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.