A natação é uma boa atividade física para quem tem asma?


  • +A
  • -A
Imagem do post A natação é uma boa atividade física para quem tem asma?

Uma das recomendações do tratamento da asma é praticar exercícios físicos, especialmente os aeróbicos, pois estes ajudam a desenvolver a capacidade respiratória. A natação é um bom exemplo de atividade nesse sentido, já que estimula bastante a respiração dos praticantes.   

Caminhada e futebol também são recomendados para tratamento da asma


A prática de exercícios físicos é aconselhada para todos os asmáticos, independentemente de ser natação ou outra modalidade. Os estudos demonstraram que essa prática diminui o risco de crises de asma, aumenta o controle da doença e melhora a sensação de falta de ar”, informa o pneumologista Ramiro Sienra.

Além da natação, outras atividades recomendadas como parte do tratamento da asma são: caminhada, ciclismo e esportes como o futebol. É importante que a prática não seja muito intensa e prolongada, pois isso pode ser prejudicial, causando falta de ar. Para que o asmático se “aventure” em exercícios mais puxados, é essencial que ele comece leve e vá aumentando a intensidade aos poucos.  

Exposição a alérgenos prejudica benefícios dos exercícios físicos


Para controlar o quadro de asma, a realização das atividades físicas deve ser regular, com mais de 30 minutos de duração, por pelo menos quatro vezes na semana. Também é importante que o asmático se certifique de que durante a prática não haverá exposição ao alérgeno desencadeador da sua crise, pois assim o objetivo do exercício não será alcançado.

Caso o paciente se exponha ao alérgeno durante a atividade física, o exercício pode exacerbar uma crise de asma, o que pode piorar a doença ao invés de controlá-la. “Exemplos para serem evitados: criança com alergia a ácaro que fazem judô ou karatê com tatames mofados; fazer corridas em esteira dentro de ambiente com ar-condicionado sem limpeza de filtro; praticar natação e ter alergia ao cloro etc”.

Dr. Ramiro Sienra é pneumologista, formado pela Faculdade de Medicina da USP e atende em São José dos Campos (SP). CRM-SP: 139797

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
atividade-fisica
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

14 comentários para "A natação é uma boa atividade física para quem tem asma?"

Maria gilvane

Sim é verdade obrigado

Cuidados Pela Vida

Oi Maria, continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Suely

Sou asmática e adoro caminhadss e é o que me salva das crises.

Thiago dos Anjos

Bom dia!!!Por gentileza queria que você indicasse pra mim uma escola ou ginásio de natação aonde eu poderia fazer essas aulas !

Cuidados Pela Vida

Oi Suely, parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

Marta Inacio

Não faço nenhuma atividade por falta de tempo (trabalho) faço tratamento com medicamentos tem muitos anos.Realmente antes do tratamento entrava muito em crise ansiedade nervosismo me deixava muito mal hoje consigo controlar com ajuda medica

HELENICE MARTINS

HA UM TEMPO ATRAS FUI DIAGNOSTICADA COM ASMA,DESDE ENTAO FAÇO USO DE BOMBINHA ALENIA.DE CERTO TEMPO A BOMBINHA NAO ESTAVA RESOLVENDO.ENTREI COM NEBULIZACAO COM SORO BEROTEC E ATROVENT NOS INTERVALOS DO ALENIS.SO QUE COM AS NEBULIZAÇOES SENTIA MUITOS TREMORES.ENTAO SIGUINDO TODAS DICAS CUIDADOS PELA VIDA.RESOLVIR A ME DEDICAR TRES VEZES POR SEMANA A EXERCICIOS FISICOS,FAÇO ACADEMIA ESTEIRA E BICICLETA E OUTROS EXERCICIOS AEROBICOS.QUATRO MESES SE PASSARAM SEM USO DE NEBULIZACOES .DE VEZES ENQUANTO QUE PRECISO USAR ALENIA.RECOMENDO EXERCICIOS MODERADOS E AREOBICOS.

Marilena

Uso alenia qdo estou em crise, como agora. A tosse é persistente e chiado também ? Cansaço nos exercícios…Mais sugestões ? Estou sob recomendações médicas.Alenia 12/400 de manhã e noite.

Cuidados Pela Vida

Oi Thiago, tente pesquisar nas academias próximas de sua região. Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Marta, desejamos sucesso no seu tratamento. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Helenice, obrigada por compartilhar sua história conosco! Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Olá Marilena, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento com profissionais de saúde 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

Maria zilmar de sousa

Agradeço muito por terrem me enviado as orientações vou comprir todas pra uma melhora da asma

Cuidados Pela Vida

Oi Maria, ficamos felizes que tenha gostado! Desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.