Asma: Por que é importante realizar consultas regulares com um pneumologista?

  • +A
  • -A

Como a asma é uma doença crônica, que não tem cura, os pacientes com esta condição devem estar em constante tratamento e observação, para evitar que os sintomas e crises voltem a se manifestar. Portanto, é muito importante o acompanhamento frequente com o médico especialista (pneumologista). Caso algo esteja fora do ideal e ajustes sejam necessários, a atuação deste profissional será de grande ajuda. 

Atuação do pneumologista no tratamento


“As consultas regulares com pneumologista nos casos de asma são importantes pois esta é uma doença dinâmica, o que faz com que o tratamento precise ser reavaliado com frequência. O especialista poderá associar ou retirar medicamentos
de acordo com a gravidade da doença”, explica o pneumologista Mauro Gomes.

Os medicamentos específicos para tratamento da asma são muito importantes em todos os casos, pois são agentes principais no controle da falta de ar. Contudo, não resolvem o problema sozinhos. É sempre interessante que os pacientes apostem em outras medidas de tratamento indicadas pelos médicos, como a prática regular de atividade física.

Atividade física no controle da asma


“Vários estudos já demonstraram os
benefícios da atividade física regular para quem tem asma. A prática de exercícios aeróbios pode reduzir os sintomas de quem tem a doença e melhorar o seu nível geral de aptidão física. Porém, para que haja resultado, é importante manter a asma sob controle e adaptar as atividades físicas ao nível individual de aptidão de cada um”, afirma o médico.

Os exercícios aeróbicos são os mais indicados no tratamento da asma por estimularem mais toda a parte respiratória. Atividades como natação, corrida, caminhada e ciclismo são bons exemplos. É importante que o paciente discuta com o médico que acompanha o tratamento a intensidade e frequência adequadas para a prática do exercício, visando o máximo possível de benefícios.  

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Mauro Gomes

Dr. Mauro Gomes

Pneumologia

CRM: 59917 / SP

TAGS
alergias-respiratorias
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Asma: Por que é importante realizar consultas regulares com um pneumologista?"

Lúcio

Eu sou surdo e sofro com asma desde 2018 até agora mas não consigo dormir sempre de madrugada muita tosse me deixa com falta de ar não consigo sair de casa para trabalhar estou desempregado minha família fica mandando eu ir trabalhar quero me aposentar.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.