Por que muitos pacientes com asma também têm rinite alérgica?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que muitos pacientes com asma também têm rinite alérgica?

Apesar de serem independentes, rinite e asma se relacionam estreitamente devido ao fato de serem manifestações de uma mesma doença, que é a alergia respiratória. Estudos indicam que os indivíduos que possuem rinite alérgica têm risco de desenvolver asma aumentado em pelo menos três vezes, em comparação com quem não é afetado pela rinite.  

“Ambas as doenças são alérgicas e comprometem a mesma via aérea, que se inicia no nariz e vai até o interior dos pulmões. Vale dizer que 70% dos asmáticos também tem rinite”, informa o pneumologista Mauro Gomes. A coexistência desses dois quadros causa a associação de seus respectivos sintomas, o que tende a sobrecarregar o paciente.

 

Sintomas e controle de asma e rinite

 


Enquanto a asma provoca crises de falta de ar, chiado, sensação de aperto no peito e tosse, a rinite alérgica traz espirros, obstrução nasal, coriza e coceira no nariz, olhos, garganta e ouvidos. Mesmo não sendo tão grave quanto a asma, a rinite é um grande incômodo para o paciente, afetando sua qualidade de vida. Além disso, pode resultar em inflamação crônica, caso ocorra repetidamente.

O grande número de casos de coexistência das duas doenças indica que a presença de uma é fator de risco para o surgimento da outra. Por outro lado, essa relação de influência também pode significar que o controle de uma garante o da outra. “A presença de rinite alérgica é outro fator importante a ser observado no momento do diagnóstico, pois o controle da rinite também influencia no controle da asma”, explica Gomes.

 

Existe alguma forma de prevenção da rinite e asma?

 


Como o controle de uma doença geralmente influencia na manutenção da outra, a prevenção passa pelo mesmo caminho. É importante controlar o ambiente, visando a redução de substâncias que geram alergia. Para isso, é importante passar regularmente um pano úmido na casa, para evitar o acúmulo de poeira, evitar ar condicionado, tapetes e carpetes, que carregam, além da poeira, mofo e ácaros.

 

 

Dr. Mauro Gomes é especialista em Pneumologia pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e chefe da equipe de Pneumologia do Hospital Samaritano de São Paulo. CRM-SP: 59917 –Site oficial

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

21 comentários para "Por que muitos pacientes com asma também têm rinite alérgica?"

João de Souza borges

Sou portador de dpoc, asma e renite alérgica só deus sabe meu sofrimento quando da as crises mesmo tomando todos os cuidados..

Margarete Xavier

Tenho asma faço uso do alênia 12mcg/400. E sempre tenho crises de rinite.

Edi carlos

Era fumante.e comecei sentir tipo borbulhas ao soltar a respiração.depois o meu peito começou a apertar sentir dor.falta de ar tonturas e coração acelerado tudo isso do lado esquerdo.fiz radiografia.tomografia.exame de escarro e espirometria e não deu nada.fui com um pneumo ele falou que é asma.comecei fazer uso do aleníà.melhorou um pouco mais ainda as vezes coração acelera falta de ar.sinto parece q meu coração bate dentro do pulmão e muito ruim oque sera isso meu Deus.

lucia

Aprendi.pois não sabia da relação entre as duas doenças.Tenho Rinite e também asma.Obrigado.

Crisviane

Quase todas as noites tenho crise de espirros é muito chato isso. Tbm tenho asma e incomoda bastante

Cuidados Pela Vida

Oi Margarete, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Edi Carlos, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Lucia, ficamos muito felizes que você tenha gostado da matéria. Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Marinês

Eu tenho bronquite asmatica e como não bastasse estou tbm com reniti tenho muito dificudade para respirar

julinda almeida santos

Eu tenho renite alergica e tambem bonquite asmatica minha vida e praticamente um inferno pois quando estou tambem estou com asma com crises de renite sempre

ANTONIO ROSEMBERG SANTOS COELHO

EU TENHO DPOC, INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA, DIABETES MELITUS E HIPERTENSÃO ARTERIAL… SOFRIA MUITO… MAS DESDE QUE PASSEI A USAR O ALENIA 12/400 MELHOREI MUITO… MAS PERCEBI QUE ELE É TRATAMENTO… EU USO ELE SEMPRE, COM CRISES AGUDAS OU NÃO… E TENHO ME DADO MUITO BEM… MAS USO TODOS OS DIAS, DUAS VEZES POR DIA…

Anita Félix

Passei vários anos com asma ,min curei da asma tomando remédios caseiros , hoje estou curada. mais já dá renite ,esse não encontrei a cura até hoje.

Maria ivaneide

Gostei bastante deste assunto. Tenho asma e rinite. Faço uso de alenia 12/400 todos os dias a mais de 2 anos, tenho crise de asma constate e rinite tbm. O pior é que minhas crises vem mais c tosses. Tem noites que não durmo com tanta tosse. Será que nao tem um remédio eficaz p combater essa tosse?

Cuidados Pela Vida

Oi Crisviane, relate para o médico que a acompanha sobre esse sintoma, assim ele poderá indicar uma forma de aliviá-lo. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Olá Marinês, é importante controlar o ambiente, visando a redução de substâncias que geram alergia. Siga o tratamento prescrito pelo médico, e faça um acompanhamento periódico para que ele possa te orientar quanto ao alívio dos seus sintomas. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Julinda, é necessário que você faça um acompanhamento com o médico especialista para que ele te indique um tratamento para amenizar os sintomas das duas doenças. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Antonio, ficamos felizes em saber que você conseguiu uma melhora nos sintomas ao seguir o tratamento prescrito pelo seu médico. Abraços.

Norival de Abreu

Interessante, eu tenho rinite principalmente quando acordo pela manha e se estende por varia horas do dia, não consigo viver sem lenço, é terrível, tentar me utilizar das dicas acima.

Cuidados Pela Vida

Oi Maria Ivaneide, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

Elizabete Rosa Domingos

Há mais de 02 anos, faço uso de Alenia no tratamento de crises asmáticas. Observei durante esse período que, as crises diminuíram de forma significativa. Antes do tratamento sofria muito! As crises eram constantes, com muita tosse, aperto no peito e falta de ar. Comecei o tratamento utilizando o medicamento com duas inalações diárias. Hoje, uma inalação diária é suficiente.

Cuidados Pela Vida

Oi Elizabete, obrigada por compartilhar sua história conosco! Parabéns pela recuperação. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.