Asma: por que o ar-condicionado pode desencadear crises respiratórias?


  • +A
  • -A
Imagem do post Asma: por que o ar-condicionado pode desencadear crises respiratórias?

Em dias de calor intenso, é difícil resistir à tentação de ligar o ar-condicionado para dormir com mais conforto. Por outro lado, no local de trabalho, o uso deste aparelho nem sempre é uma opção, o que pode preocupar quem sofre com doenças respiratórias e alergias, como a asma, já que o ar-condicionado pode piorar ou desencadear alguns sintomas.

 

Ar frio e seco do ar-condicionado piora sintomas da asma

 


No processo de abaixar a temperatura, o ar-condicionado reduz a umidade do ar.
Mais frio e mais seco, ele ganha características semelhantes ao ar do outono e do inverno, estações conhecidas pelo aumento de crises relacionadas a doenças respiratórias.

“O ar-condicionado pode ressecar a faringe, a laringe, o nariz, a traqueia e os pulmões, propiciar uma inflamação e, portanto, piorar os sintomas respiratórios”, explica o pneumologista Ramiro Sienra. Como consequência, quem já sofre com rinite pode sentir coceira no nariz, espirros e dor nasal, enquanto pacientes com asma podem ter tosse, chiadeira e falta de ar pioradas.

 

Manter o ar-condicionado limpo evita crises respiratórias

 


Para evitar esses problemas, a principal dica do especialista é evitar a exposição ao aparelho: “Isto engloba diminuir a permanência nos lugares com ar-condicionado, evitar temperaturas muito baixas, evitar fazer atividade física nesses ambientes e, se for necessário, usar um umidificador”, recomenda o pneumologista. É preciso ainda observar as orientações do fabricante quanto à limpeza, troca de filtro e manutenções.

Outra atitude importante para quem tem alergias e doenças que pioram com o frio é evitar mudar bruscamente de um ambiente quente para um local com ar-condicionado. Estes pacientes podem apresentar piora dos sintomas com a variação de temperatura, já que o ideal para o sistema respiratório é permanecer em temperaturas estáveis.

 

Dr. Ramiro Sienra é pneumologista, formado pela Faculdade de Medicina da USP e atende em São José dos Campos (SP). CRM-SP: 139797

 

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Asma: por que o ar-condicionado pode desencadear crises respiratórias?"

Alice Maria Marcon De Nes

Já havia percebido que o ar condicionado não me faz bem, pelos dois motivos deixa o ambiente mais seco e a diferença de temperatura. Concordo plenamente com essas informações.Aluce

Claudete Francisca de Brito Coelho

Sim, sou asmática e AGORA percebi que pioro nesses ambientes. Mas como farei SE TRABALHO NUM HOSPITAL?

Luara

Oi,achei curioso,meu esposo sofre com asma grave,na casa dele quando era mais novo sempre teve ar condicionado,ele sempre se sentiu melhor.Quando casamos, na nossa casa nunca teve ar;alguns anos depois a asma dele piorou a ponto de ter duas interações, tidas em janeiro inclusive na mesma data,2017,2018Ele se senti pior no calorAgora tem que tomar três tipos de medicamentos: alenia 12/400 12/12 hrsClenil HFA 200mcgMontelucaste 10mgTenho muito medo pq ele não senti falta de ar,a bombinha de emergência chega perder a validade, mas quando vem a crise vem forte

giovana peres torres

Tenho ar condicionado em casa, mas o ventilador que faz mal para o meu filho que tem asma. Então ganhei um umidificador de ar, ligo no quarto junto com o ar condicionado, ele melhorou muuuuito.

Michelle Toste

Muito bom o esclarecimento. Fundamental também é o uso de umidificador a noite. O umidificador deve estar bem limpo e ajuda muito no controle da asma no período de estiagem.

Zelia

Sou asmática e vivo melhor com ar condicionado e pra isso vivo sempre.fazendo limpeza e manutenção no ar condicionado. A pressão aumenta e o ar piora no calor. VIVO MELHOR “COM” AR CONDICIONADO.

Martim

Quando uso o ar condicionado sempre deixo um pote com água no quarto e minha toalha de banho na cabeceira da cama.

Creusa Vasconcelos da Silva

Sou asmática, não me sinto bem com o calor, o pior é que no Nordeste não temos inverno, sempre quente, uso umidificador no quarto, ele avisa quando os filtros estão sujos, não gosto de ar condicionado.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.