search
    Título

    Nariz sangrando: O clima frio e seco pode resultar no problema?

    Uncategorized

    Por

    Sangramentos no nariz podem ser bastante incômodos. Este sintoma é chamado no meio médico de epistaxe e pode ser causado por diversos fatores. Um deles é o clima frio e seco. “Uma vez que o nariz tem, entre outras, a função de umidificar o ar, no tempo seco, o tecido que reveste o nariz, chamado de mucosa nasal, perde parte da umidade para o ar e fica ressecado”, afirma o otorrinolaringologista Henrique Garchet.

    Baixa umidade pode causar sangramentos no nariz


    O ressecamento da mucosa nasal predispõe a sangramentos, que acontecem a partir de pequenos vasos localizados na mucosa, principalmente na parte da frente do septo, que é mais mole. O clima seco também pode provocar a formação de casquinhas que facilitam o sangramento, principalmente ao serem cutucadas.

    Na maioria dos casos, a epistaxe é fácil de controlar, bastando inclinar a cabeça para frente e pressionar o nariz com gaze, algodão ou com os dedos durante alguns minutos, respirando pela boca. Como forma de prevenção contra sangramentos durante o inverno, o profissional recomenda a utilização de soro fisiológico para hidratar o nariz.

    Utilize umidificadores de ar para evitar o ressecamento do nariz


    Quando o tempo estiver muito seco, umidificadores de ar são muito úteis. O paciente pode fazer uma nebulização ou colocar uma bacia com água no quarto. Até mesmo evitar cutucar o nariz com o dedo e evitar assuá-lo com muita força são atitudes que podem ajudar a prevenir a epistaxe.

    No entanto, se o problema for frequente ou muito intenso, é necessário procurar um especialista. “Há condições mais sérias que podem ser causa de sangramento nasal. Em casos persistentes, sugere-se a avaliação por um otorrinolaringologista”, alerta Garchet. Entre as possíveis causas estão leucemia, insuficiência renal e hepática.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes