O que são alérgenos? Conheça as substâncias que causam alergia na sua casa!

  • +A
  • -A

Os alérgenos são substâncias de origem natural capazes de provocar uma hipersensibilidade em pessoas mais suscetíveis e que causam o desenvolvimento de inflamações no órgão sensível, que pode ser o nariz, o pulmão e até a pele, causando rinite alérgica, asma e dermatite atópica, respectivamente.

Ácaros são os alérgenos que mais causam reações alérgicas


“Os principais alérgenos encontrados no meio ambiente são ácaros, fungos, polens, alguns alimentos,
pelos de animais, medicamentos, veneno dos himenópteros (vespas, abelhas, formigas e marimbondos), látex, cosméticos e níquel”, afirma a alergista e imunologista Cláudia Lobo César, que aponta os ácaros como responsáveis por 65% a 90% das doenças alérgicas.

“A alergia ao pólen é mais frequente na primavera, em regiões de clima frio, em que as estações do ano são bem definidas. Acomete 10% da população mundial e cerca de 30% dos pacientes com rinite alérgica aos polens desenvolvem asma“, destaca a médica. Nas crianças, os principais alimentos que causam alergia são leite de vaca, ovos, trigo e soja, enquanto nos adultos são amendoim, castanhas, nozes, peixes e crustáceos.

Como manter a casa livre de alérgenos


Para ajudar a eliminar os
alérgenos do ambiente de casa, Dra. Cláudia dá algumas dicas. É importante, por exemplo, manter a casa sempre ventilada e arejada, evitando carpetes e tapetes. Na limpeza do lar, utilize um pano úmido diariamente, ou se preferir, um aspirador de pó de alta eficiência. No entanto, não use vassoura para varrer e dê preferência a tecidos emborrachados nos móveis estofados.

Já no quarto, deve-se encapar todos os colchões e travesseiros com materiais impermeáveis, sem aberturas e fechados com zíper. “Os travesseiros devem ser de poliéster, que podem ser lavados com frequência. Use edredons acolchoados leves ou cobertores sintéticos”, recomenda a profissional. Além disso, é importante retirar do quarto todos os objetos que acumulam pó, como livros e bichos de pelúcia, e lavar as roupas de cama duas vezes por semana com água quente.


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Claudia Lobo César

Dra. Claudia Lobo César

Alergia e Imunologia

CRM: 53881 / SP

TAGS
alergias-respiratorias
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

13 comentários para "O que são alérgenos? Conheça as substâncias que causam alergia na sua casa!"

Simone Rodello

Meu filho tem um problema cronico defaringite, alguns exames diz que tem rebote alérgica.Não aguento mais dar remédios antibióticos pra ele.Tem 14 anos e ainda não melhor.Por favor preciso de ajuda.Desenvolvi a doença do pânico devido a isso.Obg

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Simone, é importante que ele faça exames e acompanhamento com o otorrinolaringologista e o alergologista para que possam indicar as condutas adequadas. Você também pode procurar auxílio médico para tratar as crises de pânico. Melhoras para vocês.

Rosângela Prudencio

Sou leitora assídua de todos os artigos que vocês enviam a respeito desse tema. Sempre tive rinite alérgica e no momento, luto diariamente para manter uma vida saudável. É uma pena que moro no Rio e não posso procurar nenhum dos médicos que publicam os artigos. Se vocês tiverem alguma indicação de um médico alergista, pneumologista, aqui na cidade do Rio de Janeiro, agradecerei imensamente. Parabéns pelo trabalho desenvolvido, muito nos auxilia.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosângela, ficamos felizes que tenha gostado. Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde.
A Dra.Rosana Neves dos Santos atua no Estado do Rio de Janeiro, segue o contato: http://www.rosananeves.com.br/
Abraços.

Elisete Gomes Dos santos

bom dia doutora tenho 62 anos constantemente vivo resfriada quando penso que estou bem cá estou eu resfriada de novo.tenho problema de laringite e tbm sinto um forte odor no canal das narinas é quando faço tipo escarro sai uma bolinha amarelada mal cheirosa.e sinto um negócio no esôfago como fosse me faltar o ar e me sufocar.qual o médico que devo procurar?já fui no otorrino a doutora falou que eu tenho refluxo.eu não tenho mal hálito mais me sinto incomodada com esse odor que eu sinto.dede já eu agradeço

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elisete, marque uma consulta com o gastroenterologista, assim ele poderá investigar o que está ocasionando estes sintomas. Abraços.

alexandre

Existem remedios naturais que controlam a rinite?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Alexandre, após uma avaliação o médico poderá indicar o tratamento adequado. Abraços.

EVALDO ALMEIDA RODRIGUES

Gostei do artigo, pq meu filho de 10 anos apresentou um quadro alérgico e ainda não sei qual a fonte..me ajuda ai..

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Evaldo, é necessário que você o leve para uma consulta com o especialista, após analisar exames ele poderá verificar o tipo de alergia e assim prescrever o tratamento adequado. Abraços.

Daniel Werneck

Tenho uma boa saúde. Em Dezembro peguei uma gripe que desencadeou uma tosse seca que não vai embora. Já se passaram 4 meses. Melhorou bastante mas ainda tenho essa fraquesa. Já fui em vários médicos . o que fez mais sentido até agora foi uma pneumologista que me falou que pode ser um problema nos meus brônquios. Estou tomando clenil e aerolin . Melhora um pouco mas não acaba. Existem algum tipo de exercício que possa ajudar ?

Vanessa

Oi, eu tenho transtorno de ansiedade, e sei que em uma crise posso ter falta de ar, porque já tive várias… Ando muito ansiosa ultimamente, principalmente preocupada com a saúde, de uns dias pra cá notei que tenho de vez em quando tenho dado umas respiração mais funda, sem que eu esteja esperando, o que pode ser?

Silvana

Já fiz um tratamento de Rinite alergia. O médico me deu alta.Estou precisando comprar um ar condicionado janela frio e quente 7.500 btus. uma vez e outra tenho umas crises pequenas fico a fônica .O que devo fazer para não aumentar a crise rinitica , com uso do ar condicionado?Obrigada pela atenção.Aguardo

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.