Pensionista trata ansiedade com psicoterapia, medicamento e yoga


  • +A
  • -A

A ansiedade pode ser considerada uma manifestação comum, já que todo mundo apresenta os sintomas normais do quadro quando submetidos a situações tensas e difíceis no dia a dia. Contudo, quando a ansiedade se apresenta de forma mais intensa e complexa do que nas suas formas leves e moderadas, se torna necessário iniciar um tratamento, que pode envolver medicação, psicoterapia e até mesmo a prática de atividades físicas, como o yoga.

Foi o que aconteceu com a pensionista Myrtes V. G., de 70 anos de idade, que atualmente vive em João Pessoa (PB). Ela costumava se sentir muito irritada, impaciente e inquieta, com muitas dores nos braços e resolveu ir ao médico. Foi diagnosticada com ansiedade e, desde então, faz tratamento com psicoterapia e uso de medicação específica.

 

Psicoterapia, medicamentos e yoga são fundamentais no tratamento

 


“Eu vivia sempre reclamando desses incômodos e sem disposição pra nada, sem nenhuma animação,
o que dificultava muito o meu dia a dia. Agora me sinto bem melhor para enfrentar a minha rotina, graças ao tratamento. Tenho sentido melhoras desde então, principalmente por associar atividades como yoga e psicoterapia à medicação”.

De acordo com a psiquiatra Elaine Henna, a yoga de fato contribui positivamente no combate à ansiedade. “Além dos benefícios psicológicos, como redução de afetos negativos e agressividade, a yoga tem se mostrado eficaz na redução dos níveis de ansiedade e também de depressão”, afirma.

 

Traumas podem desencadear transtornos de ansiedade

Ao longo da vida Myrtes experimentou momentos delicados, como a perda de uma filha, acidente grave com um filho e a doença do marido, que o levou a falecer. Tudo isso pode ter contribuído para que ela desenvolvesse o quadro ansiedade. “Hoje vivo cuidando de mim e da minha mãe, que mora comigo. Me relaciono bem com a minha médica e recomendo ela, assim como a medicação que uso”, completa.

 

Dra. Elaine Aparecida Dacol Henna é psiquiatra formada pela Universidade de Mogi das Cruzes e atua em Sorocaba (SP). CRM-SP: 66403

Foto: Shutterstock

TAGS
ansiedade
psicologico
superacao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Pensionista trata ansiedade com psicoterapia, medicamento e yoga"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.