Como a ansiedade pode prejudicar a relação com amigos?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Paula Alves /
- Dra. Mônica Melo
- +A
- -A
A ansiedade é normal, todas as pessoas sentem ao longo da vida, seja antes de fazer uma prova, antes de encontrar uma pessoa querida ou de falar em público. No entanto, em alguns casos, a ansiedade pode tomar proporções exageradas e acabar atrapalhando a rotina e até prejudicando amizades.
Ansiedade pode fazer amigos se afastarem
“A ansiedade pode prejudicar a relação com os amigos. A ansiedade tende a deixar a pessoa mais irritada e socialmente reclusa, passando a evitar qualquer situação que possa vir a agravar seu estado ansioso, como dirigir, viajar, frequentar lugares fechados e com multidões”, afirma a psiquiatra Mônica Melo.
Em um mundo cada vez mais conectado à internet, a ansiedade também pode fazer com que uma pessoa comece a cobrar seus amigos por respostas quase imediatas e a ficar sempre no celular, checando as publicações de conhecidos e esperando por mensagens, o que também pode estremecer a relação de amizade.
Pode ser difícil perceber que você está passando por essa situação, mas existem alguns sinais e sintomas que podem indicar um problema, como a desatenção. “O indivíduo pode ter queixas físicas, como dor no peito, palpitação, formigamento e sintomas gastrointestinais, mesmo que tenham sido excluídas causas clínicas para tais sintomas”, diz a psiquiatra Paula Alves.
Procurar ajuda é fundamental para superar a ansiedade exagerada
Caso você perceba mudanças persistentes no seu padrão de comportamento e isto esteja prejudicando os diversos âmbitos de sua vida, é importante conversar com os amigos e familiares próximos e explicar a situação. Já se for um amigo que está demonstrando sinais de ansiedade, chame-o para uma conversa.
“Muitas pessoas ainda se mostram muito resistentes em procurar ajuda profissional e entram num processo de negação do adoecimento. Uma forma de facilitar essa aceitação é ir tentando pontuar assertivamente tais mudanças, deixar-se à disposição para ajudá-lo no que você puder ajudar e utilizar-se de livros, filmes ou depoimentos que abordam o assunto”, aconselha Mônica.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Paula Alves
Psiquiatria
CRM: 52-98519-8 / RJ
-
Dra. Mônica Melo
Psiquiatria
CRM: 16685 / DF
- 3 comentários para "Como a ansiedade pode prejudicar a relação com amigos?"
-
Alessandra
Eu me sinto como um encomodo pras outras pessoas, eu ja não tenho mais vontade de sair de casa,ir passear,ir a escola,inclusive hj eu faltei a aula,eu tenho estresse,ansiedade, depressão e complexo de inferioridade, a ansiedade causa as vezes maus odores nas minhas axilas e eu tenho vergonha de sair e ficar nervosa suar e alguém falar mau do meu mau cheiro, eu sei q é desconfortável vc ficar perto de alguém que ñ cheira bem,por isso compro mto perfume,coisas cherosas pq eu ñ aguento mais nd disso,ser excluída, eu quase me suicidei semana passada,sério ñ tô aguentando,eu choro todo dia é isso ja ta tomando conta,agr so tenho pensamentos ruins,ñ consigo controlar eles,nem fazer mais amigos…
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Alessandra. É importante ter ajuda profissional para enfrentar esta fase com ferramentas que lhe ajude a superar os problemas que têm passado da melhor forma possível. Caso queira conversar e ter apoio emocional na prevenção do suicídio, entre em contato com a Centro de Valorização à Vida (CVV) no telefone 188.
Temos uma matéria com informações sobre a depressão profunda: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/depressao/depressao-profunda-tratamento-fase-critica. Acreditamos e torcemos por sua melhora.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.