É possível recuperar áreas do cérebro afetadas pelo mal de Alzheimer?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Danilo Yábar Bambarén
- +A
- -A
O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa que costuma afetar algumas áreas específicas do cérebro. “A demência de Alzheimer tende a afetar as regiões do lobo frontal e lobo temporal, mais especificamente, o hipocampo, que é uma região no córtex responsável pela formação de novas lembranças”, afirma o geriatra Danilo Yábar Bambarén.
Tratamento do Alzheimer não permite recuperar memórias
Entretanto, mesmo com opções de tratamentos para o problema cada vez mais modernas, ainda não é possível recuperar as áreas do cérebro afetadas, segundo o especialista: “No momento, a demência de Alzheimer é uma doença sem cura. O tratamento se baseia em retardar a evolução da doença”, afirma Bambarén.
Além de acontecimentos da vida, a perda de memória causada pelo mal de Alzheimer gera impactos que podem ser ainda mais complexos. “As funções envolvidas na memória, planejamento de ações, linguagem, capacidade de localização no espaço, humor e a capacidade de executar uma ação motora são algumas das funções prejudicadas”, diz o médico.
Avanços da ciência podem mudar o rumo do tratamento do Alzheimer
Ainda que seja muito cedo para falar em cura, algumas pesquisas recentes estão ajudando os cientistas a compreenderem melhor os mecanismos do mal de Alzheimer no cérebro. O pesquisador japonês Yoshinori Ohsumi foi honrado com um prêmio Nobel em 2016 por sua pesquisa sobre a autofagia, um processo natural de “reciclagem” das células. A pesquisa de Ohsumi indica que doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer, podem estar intimamente ligadas ao declínio ou interrupção do processo autofágico, resultando em células que não conseguem se livrar de proteínas danosas, que se acumulam e prejudicam as funções orgânicas. De acordo com Jay Debnath, professor da Universidade da Califórnia, em entrevista ao Huffington Post, a melhora da função autofágica poderia abrir uma nova avenida para o tratamento de doenças degenerativas.
Por enquanto, o combate o Alzheimer é feito com medicações voltadas para desacelerar o processo de degeneração das funções cognitivas. Além disso, outro aspecto do tratamento é associado a melhorar a qualidade de vida dos pacientes em uma abordagem multidisciplinar, usando inclusive hobbies e atividades do dia a dia para deixar a memória mais afiada, ajudando a frear a progressão da doença.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Danilo Yábar Bambarén
Geriatria
CRM: 5993 / MT
- 12 comentários para "É possível recuperar áreas do cérebro afetadas pelo mal de Alzheimer?"
-
Maria Eunice Guilherme
A minha mãe tem mal de Alzheimer cuido dela igual cuidar de uma criança.meu sonho e ver ela lúcida poder sair com ela
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Maria. Agradecemos por compartilhar seu comentário conosco. Temos mais matérias sobre alzheimer. Clique no link abaixo e confira. Abraços.
-
cristiane Ferreira
Então, li o artigo, e infelismente, não é mfacil cuida de pacientes com alzheimer, fazer as abordagens corretas, e tendo uma aceirtação satisfatoria.O que sinto como fator que trava esse avanço . são pacientes que resistem em fazer atividades fisicas, sento q é um dos principais exercicios diarios q os portadores podem ter ao seu auxilio
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Cristiane. Agradecemos por compartilhar seu comentário. Temos uma matéria que trás informações de como o cuidador pode auxiliar no tratamento do alzheimer, clique no link abaixo e confira a matéria. Até breve.
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/alzheimer/cuidador-ajudar-doenca-de-alzheimer
-
Meton Vieira Filho
Tive uma amiga que morreu recentemente acometida por esse mal. Mas já presenciei um caso em que o paciente diagnosticado precocemente teve uma como que reversão com o uso de donila.
-
Simone moreira Pedroso
Boa tarde!Quase 3 anos descobri minha mãe tem alzheimer ela toma Donila e Memantina,mas infelismente só pra manter.Faz caminhada,ainda gosta de sair não quer ir mas vai e gosta,bem dependente pra quase tudo.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Simone. Agradecemos por compartilhar seu comentário. A doença de Alzheimer é um distúrbio que afeta os idosos e que, se não for tratado, tende a avançar e a prejudicar cada vez mais a memória e outros aspectos cognitivos do paciente. O geriatra é o médico mais indicado para conduzir o tratamento da doença. Continue nos acompanhando para receber mais informações e matérias como essa. Até logo.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.