Quais os possíveis sinais da doença de Alzheimer?

  • +A
  • -A

A doença de Alzheimer é uma condição neurológica que compromete progressivamente o cérebro e é mais comum em idosos com idade acima dos 65 anos. Apesar de não ter cura, o mal de Alzheimer (doença de Alzheimer) tem tratamento e quanto mais cedo for iniciado, mais efetivo será. Por isso, é importante saber quais são os sinais de Alzheimer (manifestações) que devem chamar a atenção de familiares e de amigos próximos. 

O que é a doença de Alzheimer: sinais e fatores de risco

 

A doença de Alzheimer é o tipo mais comum de demência. É uma doença neurológica degenerativa em que as funções cognitivas vão sendo progressivamente comprometidas”, explica a geriatra Thaisa Segura da Motta Rosa. Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), as mulheres parecem ter maior tendência a desenvolver a doença, assim como aqueles que possuem herança genética ou histórico familiar de Alzheimer. Hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo e sedentarismo também são fatores de risco para o problema, além da idade. 

É importante observar que não é normal ficar ‘esquecido’ conforme se envelhece”, diz a geriatra. A perda de memória recente, como esquecer onde são guardados os objetos, pode alertar os familiares para a doença. “Repetitividade, dificuldade para acompanhar uma história de novela ou filme, dificuldade para planejar ou resolver problemas, desorientação temporal (não se recordar a data), incapacidade de lidar com as finanças, perder-se em caminhos previamente conhecidos, dificuldade em encontrar palavras para se expressar e alterações de humor podem formar o quadro de Alzheimer”, explica a médica. 

Como prevenir o Alzheimer?

 

O Alzheimer não tem cura, mas alguns estudos apontam que com certos cuidados simples, é possível retardar o aparecimento da doença. Adotar alguns hábitos, como praticar exercícios físicos regularmente, dormir bem e procurar atividades que estimulem o funcionamento cerebral, também podem fazer parte da prevenção da doença de Alzheimer, de início precoce ou não. Fumar também pode contribuir para o surgimento do problema e, por isso, evitar o tabagismo também é um cuidado preventivo fundamental.

Dra. Thaisa enfatiza a importância de ter calma e paciência com a pessoa que está apresentando sinais de Alzheimer, pois tais manifestações são decorrentes de uma patologia e os atos realizados pelo paciente não são propositais. “É necessário comunicar-se de maneira clara e objetiva, evitar perguntas complexas e discussões, organizar uma rotina de alimentação, sono e banho, realizar estímulos cognitivos e principalmente procurar ajuda médica o mais precoce possível”, recomenda a especialista. 


Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz):
https://abraz.org.br/2020/sobre-alzheimer/fatores-de-risco-2/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Thaísa Segura da Motta Rosa

Dra. Thaísa Segura da Motta Rosa

Geriatria

CRM: 133363 / SP

TAGS
alzheimer

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais os possíveis sinais da doença de Alzheimer?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.